A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES AO OBSERVATÓRIO FREI ROSÁRIO EM CAETÉ– MG

Autores

  • Thays Cristina Rodrigues Cangussu de Freitas
  • Jonilson dos Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2651

Palavras-chave:

ENSINO DE CIÊNCIAS, SAÍDA TÉCNICA, OBSERVATÓRIO

Resumo

Introdução: Fundado em 1972, o observatório astronômico Frei Rosário localiza-se na cidade de Caeté – MG, à 65km da capital mineira: Belo Horizonte. O espaço é utilizado para pesquisas astronômicas, sendo considerado um dos maiores observatórios da América Latina. Atualmente este local é gerido pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Neste local há intensa visitação de estudantes de escolas públicas e particulares, que podem contemplar durante 2 horas de visitação todo o espaço. No local, os visitantes recebem aulas por meio de recursos multimídia, onde aprendem conteúdos de astronomia como:  corpos celestes, planetas, estrelas, cometas, asteroides, nebulosas, galáxias, havendo ainda a possibilidade de realizarem reconhecimento de constelações através dos telescópios amadores e profissionais, existentes no local. Objetivos: Por este motivo, objetivou-se com este trabalho, avaliar a participação e envoltura dos estudantes do ensino fundamental II, na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, após realizarem uma visita ao observatório Frei Rosário. Ressalta-se que esta saída técnica foi realizada antes da Pandemia do Covid 19. Material e Métodos: Para isso, foi agendada e organizada pelos professores de Matemática e Ciências da escola, uma saída ao referido local. Resultados: Cerca de 40 estudantes participaram da saída proposta. No observatório os estudantes receberam uma palestra inicial, onde foi apresentado o objetivo do observatório, sua história, e importância na região. Após a palestra, os discentes puderam adquirir conhecimento sobre o conteúdo de astronomia que os ajudaram na preparação para OBA, do qual os estudantes participaram no referido ano. Conclusão: Realizar saídas técnicas nas escolas não é uma tarefa simples; no entanto, observa-se que através delas, possibilita-se a construção de uma aprendizagem significativa dentro do ensino de Ciências. Por este motivo, podemos inferir que o resultado positivo na participação de nossos estudantes na OBA, esteve diretamente relacionada a saída técnica, que possibilitou aos mesmos ampliar e atualizar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, de forma prática no observatório; o que gerou no público alvo um estímulo para a aprendizagem, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Freitas, T. C. R. C. de ., & Oliveira, J. dos S. . (2021). A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES AO OBSERVATÓRIO FREI ROSÁRIO EM CAETÉ– MG. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 10. https://doi.org/10.51189/rema/2651

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Especialidades Biológicas On-line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)