A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES AO OBSERVATÓRIO FREI ROSÁRIO EM CAETÉ– MG
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2651Palavras-chave:
ENSINO DE CIÊNCIAS, SAÍDA TÉCNICA, OBSERVATÓRIOResumo
Introdução: Fundado em 1972, o observatório astronômico Frei Rosário localiza-se na cidade de Caeté – MG, à 65km da capital mineira: Belo Horizonte. O espaço é utilizado para pesquisas astronômicas, sendo considerado um dos maiores observatórios da América Latina. Atualmente este local é gerido pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Neste local há intensa visitação de estudantes de escolas públicas e particulares, que podem contemplar durante 2 horas de visitação todo o espaço. No local, os visitantes recebem aulas por meio de recursos multimídia, onde aprendem conteúdos de astronomia como: corpos celestes, planetas, estrelas, cometas, asteroides, nebulosas, galáxias, havendo ainda a possibilidade de realizarem reconhecimento de constelações através dos telescópios amadores e profissionais, existentes no local. Objetivos: Por este motivo, objetivou-se com este trabalho, avaliar a participação e envoltura dos estudantes do ensino fundamental II, na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, após realizarem uma visita ao observatório Frei Rosário. Ressalta-se que esta saída técnica foi realizada antes da Pandemia do Covid 19. Material e Métodos: Para isso, foi agendada e organizada pelos professores de Matemática e Ciências da escola, uma saída ao referido local. Resultados: Cerca de 40 estudantes participaram da saída proposta. No observatório os estudantes receberam uma palestra inicial, onde foi apresentado o objetivo do observatório, sua história, e importância na região. Após a palestra, os discentes puderam adquirir conhecimento sobre o conteúdo de astronomia que os ajudaram na preparação para OBA, do qual os estudantes participaram no referido ano. Conclusão: Realizar saídas técnicas nas escolas não é uma tarefa simples; no entanto, observa-se que através delas, possibilita-se a construção de uma aprendizagem significativa dentro do ensino de Ciências. Por este motivo, podemos inferir que o resultado positivo na participação de nossos estudantes na OBA, esteve diretamente relacionada a saída técnica, que possibilitou aos mesmos ampliar e atualizar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, de forma prática no observatório; o que gerou no público alvo um estímulo para a aprendizagem, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.