A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES À FUNED, EM BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS

Autores

  • Thays Cristina Rodrigues Cangussu De Freitas
  • Jonilson Dos Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1652

Palavras-chave:

ENSINO DE CIÊNCIAS, FUNED, SAÍDA TÉCNICA

Resumo

Introdução: Nos dias atuais, sabe-se que as saídas de campo se tornaram uma maneira eficaz de aprendizagem, visto que trazem consigo, a capacidade de aumentar a motivação para o aprender dos estudantes. Fundada em 1907, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha há mais de um século buscando soluções em saúde para o fortalecimento do SUS, desenvolvendo atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Neste local também é possível a realização de visitas técnicas do público em geral; inclusive, a instituição recebe estudantes de escolas públicas e privadas, afim de dialogar com os mesmos sobre ciência e tecnologia, ministrando palestras sobre vários temas relacionados a saúde pública. Objetivo: Por este motivo objetivou-se com este trabalho oportunizar aos estudantes do ensino fundamental II, uma maneira interdisciplinar de aprendizado, estimulando-os de forma lúdica e interativa no ambiente visitado. Ressalta-se que esta saída de campo foi realizada antes da Pandemia do Covid 19. Material e métodos: Para isso, agendou-se com antecedência, a visita à instituição FUNED, visto que a mesma possui agenda disputada por escolas de toda região metropolitana. Resultados: Cerca de 100 estudantes se fizeram presente na atividade proposta. No local os estudantes receberam uma palestra inicial, onde foi apresentada a sua função, história e os dez maiores serviços que somente esta instituição presta ao SUS em todo Brasil. Após a palestra, os alunos puderam visitar as salas e laboratórios onde visualizaram os animais peçonhentos, de onde são comumentemente extraídos venenos para a fabricação de soros antiofídicos. Conclusão: A Implementação de projetos que envolvam saídas técnicas, visa inovar a prática pedagógica. Após a execução deste projeto, observou-se que além de inovar esta prática,  adquire-se um maior envolvimento dos discentes na aprendizagem; No entanto, vale ressaltar que ao escolher o local de visitação, deve-se levar em conta: os conteúdos que se pretende trabalhar antes e depois da saída; o público alvo; o tempo e os recursos disponíveis da escola. Para isso, reuniões devem ser realizadas com certa antecedência, para reflexão de todos os profissionais envolvidos. O sucesso da saída de campo depende sobretudo de planejamento, fator imprescindível para que tenhamos as perspectivas, alcançadas com êxito. 

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Freitas, T. C. R. C. D. ., & Oliveira, J. D. S. . (2021). A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES À FUNED, EM BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 84. https://doi.org/10.51189/rema/1652

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line

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