A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES À FUNED, EM BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1652Palavras-chave:
ENSINO DE CIÊNCIAS, FUNED, SAÍDA TÉCNICAResumo
Introdução: Nos dias atuais, sabe-se que as saídas de campo se tornaram uma maneira eficaz de aprendizagem, visto que trazem consigo, a capacidade de aumentar a motivação para o aprender dos estudantes. Fundada em 1907, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha há mais de um século buscando soluções em saúde para o fortalecimento do SUS, desenvolvendo atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Neste local também é possível a realização de visitas técnicas do público em geral; inclusive, a instituição recebe estudantes de escolas públicas e privadas, afim de dialogar com os mesmos sobre ciência e tecnologia, ministrando palestras sobre vários temas relacionados a saúde pública. Objetivo: Por este motivo objetivou-se com este trabalho oportunizar aos estudantes do ensino fundamental II, uma maneira interdisciplinar de aprendizado, estimulando-os de forma lúdica e interativa no ambiente visitado. Ressalta-se que esta saída de campo foi realizada antes da Pandemia do Covid 19. Material e métodos: Para isso, agendou-se com antecedência, a visita à instituição FUNED, visto que a mesma possui agenda disputada por escolas de toda região metropolitana. Resultados: Cerca de 100 estudantes se fizeram presente na atividade proposta. No local os estudantes receberam uma palestra inicial, onde foi apresentada a sua função, história e os dez maiores serviços que somente esta instituição presta ao SUS em todo Brasil. Após a palestra, os alunos puderam visitar as salas e laboratórios onde visualizaram os animais peçonhentos, de onde são comumentemente extraídos venenos para a fabricação de soros antiofídicos. Conclusão: A Implementação de projetos que envolvam saídas técnicas, visa inovar a prática pedagógica. Após a execução deste projeto, observou-se que além de inovar esta prática, adquire-se um maior envolvimento dos discentes na aprendizagem; No entanto, vale ressaltar que ao escolher o local de visitação, deve-se levar em conta: os conteúdos que se pretende trabalhar antes e depois da saída; o público alvo; o tempo e os recursos disponíveis da escola. Para isso, reuniões devem ser realizadas com certa antecedência, para reflexão de todos os profissionais envolvidos. O sucesso da saída de campo depende sobretudo de planejamento, fator imprescindível para que tenhamos as perspectivas, alcançadas com êxito.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.