UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DO USO DE PROJETOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS PARA O AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE CASO DA APAE DE SARZEDO-MG
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1295Palavras-chave:
BOTÂNICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS, PROJETOResumo
Introdução: O plantio e uso de espécies vegetais sempre fez parte da cultura e da história humana. Elas são a base de sustentação da vida na Terra e são elas que, juntamente com as algas, produzem o oxigénio necessário à respiração dos seres vivos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi apresentar conceitos básicos de botânica a alunos excepcionais do 7º ano EJA da Apae escola, na cidade de Sarzedo-MG. Material e métodos: O projeto foi realizado em 3 etapas. Na primeira, os estudantes aprenderam nas aulas de Ciências, conceitos simples de botânica, como, por exemplo, o nome das partes dos vegetais (raiz, caule, folha, frutos e sementes). Na segunda etapa, os mesmos assistiram ao vídeo: “João e o Pé de Feijão”, disponível no Youtube, onde posteriormente fizeram o plantio de um pé de feijão em sala, para fazer o acompanhamento de seu crescimento. Passados 40 dias do plantio, os alunos colheram o vegetal, colaram em uma folha A3, e fizeram a nomeação das partes da planta. Em comemoração ao dia 5 de junho, realizou-se na APAE sítio a terceira etapa do projeto, com a realização do plantio de várias mudas de vegetais doados à instituição. Os alunos puderam manusear a terra, plantar, regar o vegetal e descrever para os colegas, a sua experiencia com a atividade. Resultados: Todos os estudantes da escola participaram ativamente do projeto proposto. Conclusão: Conclui-se que a iniciativa alcançou seu objetivo, uma vez que foi possível observar o aprendizado dos estudantes, que demonstraram grande envolvimento na atividade, principalmente no plantio dos vegetais, no sítio. Sabe-se que cada ser humano tem um ritmo diferente de aprendizagem, e partindo dessa premissa, a descoberta das potencialidades dos alunos especiais é um dos grandes desafios dos educadores que trabalham nesta área. Portanto, ensinar botânica através do projeto Plantar, se mostrou importante e eficaz, visto que os estudantes participaram ativamente do seu processo de aprendizagem: perguntando, pesquisando, e organizando as tarefas; além de demonstrarem que a aprendizagem por projetos melhoraram muito a retenção dos conteúdos apresentados na disciplina de Ciências, o que não era observado nas aulas expositivas, antes lecionadas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.