“ANIMAIS PEÇONHENTOS”: UM RELATO DE CASO SOBRE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DE CIÊNCIAS REFERENTE AO DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1301Palavras-chave:
ENSINO DE CIÊNCIAS, ANIMAIS PEÇONHENTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROJETOResumo
Introdução: Sabe-se que animais peçonhentos possuem veneno e por isso, possuem condições naturais para injetá-la em seus predadores. Portanto, o conhecimento acerca desses animais permite aprimorar o seu manejo, bem como evitar acidentes e promover ainda a sensibilização das pessoas. Objetivo: Em comemoração ao dia 5 de junho (dia internacional do meio ambiente), objetivou-se com este projeto elucidar o conhecimento, mitos, manejo, segurança e educação ambiental sobre animais peçonhentos do Brasil com estudantes do ensino fundamental II (1º ao 9º ano). Material e métodos: Na primeira etapa do projeto, 3 palestras foram realizadas pela professora de Ciências. A 1º: sobre “A importância do reconhecimento das interferências negativas causadas pelo homem no meio em que ele vive”; A 2º: Sobre a “Preservação dos recursos naturais e dos animais silvestres”; e a 3º: Sobre “A importância do combate ao tráfico de animais e dos cuidados com animais peçonhentos”. Na segunda etapa, foi realizada uma aula prática com 2 convidados que são atualmente funcionários da FUNED (Fundação Ezequiel Dias) de Belo Horizonte - local de referência na pesquisa científica a partir de venenos de animais peçonhentos; Sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais. Nesta aula, os convidados trouxeram animais vivos, e com eles demonstraram aos estudantes as características de cada grupo, a importância médica dos mesmos com enfoque nas principais serpentes do Brasil geralmente envolvidas em acidentes domésticos. Resultados: Cerca de 150 estudantes participaram das palestras e da atividade prática, sendo autorizado inclusive manejar e tirar fotos com serpentes não peçonhentas. Conclusão: Com esta iniciativa, foi possível ensinar aos participantes como as interferências causadas pelo homem em seu meio, tem afetado a vida dos animais e como informações sobre prevenção de acidentes se fazem importantes, visto que mais de 600.000 acidentes acontecem todos os anos no Brasil, inclusive com cerca de 1.000 casos evoluindo à óbito. Ensinar sobre a importância ecológica destas espécies, possibilitam a sua preservação e desta forma, valida-se a importância e a necessidade destes projetos escolares voltados ao meio ambiente e saúde pública para a informação e sensibilização dos participantes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.