“ANIMAIS PEÇONHENTOS”: UM RELATO DE CASO SOBRE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DE CIÊNCIAS REFERENTE AO DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Thays Cristina Rodrigues Cangussu De Freitas
  • Jonilson Dos Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1301

Palavras-chave:

ENSINO DE CIÊNCIAS, ANIMAIS PEÇONHENTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROJETO

Resumo

Introdução: Sabe-se que animais peçonhentos possuem veneno e por isso, possuem condições naturais para injetá-la em seus predadores. Portanto, o conhecimento acerca desses animais permite aprimorar o seu manejo, bem como evitar acidentes e promover ainda a sensibilização das pessoas. Objetivo: Em comemoração ao dia 5 de junho (dia internacional do meio ambiente), objetivou-se com este projeto elucidar o conhecimento, mitos, manejo, segurança e educação ambiental sobre animais peçonhentos do Brasil com estudantes do ensino fundamental II (1º ao 9º ano). Material e métodos: Na primeira etapa do projeto, 3 palestras foram realizadas pela professora de Ciências. A 1º: sobre “A importância do reconhecimento das interferências negativas causadas pelo homem no meio em que ele vive”; A 2º: Sobre a “Preservação dos recursos naturais e dos animais silvestres”; e a 3º: Sobre “A importância do combate ao tráfico de animais e dos cuidados com animais peçonhentos”. Na segunda etapa, foi realizada uma aula prática com 2 convidados que são atualmente funcionários da FUNED (Fundação Ezequiel Dias) de Belo Horizonte - local de referência na pesquisa científica a partir de venenos de animais peçonhentos; Sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais. Nesta aula, os convidados trouxeram animais vivos, e com eles demonstraram aos estudantes as características de cada grupo, a importância médica dos mesmos com enfoque nas principais serpentes do Brasil geralmente envolvidas em acidentes domésticos. Resultados: Cerca de 150 estudantes participaram das palestras e da atividade prática, sendo autorizado inclusive manejar e tirar fotos com serpentes não peçonhentas. Conclusão: Com esta iniciativa, foi possível ensinar aos participantes como as interferências causadas pelo homem em seu meio, tem afetado a vida dos animais e como informações sobre prevenção de acidentes se fazem importantes, visto que mais de 600.000 acidentes acontecem todos os anos no Brasil, inclusive com cerca de 1.000 casos evoluindo à óbito. Ensinar sobre a importância ecológica destas espécies, possibilitam a sua preservação e desta forma, valida-se a importância e a necessidade destes projetos escolares voltados ao meio ambiente e saúde pública para a informação e sensibilização dos participantes.

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Freitas, T. C. R. C. D. ., & Oliveira, J. D. S. (2021). “ANIMAIS PEÇONHENTOS”: UM RELATO DE CASO SOBRE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DE CIÊNCIAS REFERENTE AO DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 71. https://doi.org/10.51189/rema/1301

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line

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