O USO DA PEGADA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1281Palavras-chave:
PEGADA ECOLÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIASResumo
Introdução: A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais do Planeta. Ela permite ainda comparar diferentes padrões de consumo e por fim, faz a verificação se os resultados dos respondentes estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi apresentar aos estudantes de 6º ano a importância de se quantificar a relação entre o consumo humano e a oferta dos recursos naturais. Portanto, seu resultado objetivou oferecer aos participantes um conjunto de medidas a serem realizadas após a atividade, no sentido de equilibrar a inter-relação entre: o consumo humano e a sustentabilidade. Material e métodos: Esta atividade ocorreu durante as aulas remotas de ciências de 2021. Por se tratar de uma atividade simples, baseada em questionário, para realizá-la basta a utilização de um computador ou celular conectado à internet. Resultado: Todos os estudantes da turma participaram ativamente da proposta. Conclusão: Conclui-se que a iniciativa alcançou seu objetivo, uma vez que foi possível observar o aprendizado dos estudantes, que demonstraram grande envolvimento na atividade, principalmente na busca pelos responsáveis na hora de responder algumas perguntas do teste que até então, era desconhecido por eles. Apesar de a atividade ser individual, nota-se que ela proporciona uma discussão coletiva. Portanto, foi possível dividi-la em dois momentos: no primeiro, individualmente onde os estudantes responderam ao teste no site da pegada ecológica, e o segundo, feito coletivamente, com a exposição dos resultados e análises dos estudantes. Portanto, embora esta atividade seja aparentemente simples, ela proporciona uma rica discussão a respeito de muitos temas atuais em ecologia e meio ambiente, e propõe uma reflexão sobre questões do cotidiano que podem facilmente gerar identificação entre os estudantes. A intervenção durante a aula teve um resultado satisfatório, visto que propiciou trabalhar com a realidade dos educandos e por aproveitar a experiência extraclasse aliada à experiência adquirida em sala de aula. Dessa forma foi possível fazer com que os estudantes se sentissem estimulados e envolvidos no mundo virtual de maneira responsável e até científica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.