A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES AO CENTRO ARQUEOLÓGICO DE LAGOA SANTA – MG

Autores

  • Thays Cristina Rodrigues Cangussu De Freitas
  • Jonilson Dos Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1651

Palavras-chave:

ARQUEOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MUSEU, PALEONTOLOGIA, SAÍDA TÉCNICA

Resumo

Introdução: Fundada em 1972, o Centro Arqueológico de Lagoa Santa, foi criado por Mihály Bányai, a partir dos artefatos coletados, adquiridos e estudado por ele na região. Atualmente, o Museu possui cerca de 8.000 peças, formando um acervo composto por ossadas humanas, artefatos cerâmicos e líticos, fósseis, minerais e animais taxidermizados. Neste local há intensa visitação de pessoas de todo mundo, que vêm em busca de conhecer a história de nossos antepassados, que viviam nesta região inóspita de MG. O local recebe inclusive, estudantes de escolas públicas e privadas afim de dialogar com os mesmos sobre paleontologia e arqueologia, ministrando palestras e visitas guiadas por todo o espaço. Objetivo: Por este motivo objetivou-se com este trabalho avaliar a participação e envolvimento dos estudantes do ensino fundamental II, em uma saída de campo realizada ao centro arqueológico de Lagoa Santa – MG. Ressalta-se que esta saída de campo foi realizada antes da Pandemia do Covid 19. Material e métodos: Para tanto, foi agendada e organizada a saída dos discentes pelos professores de Matemática e Ciências da escola. Resultados: Cerca de 80 estudantes participaram da saída técnica proposta. No centro arqueológico os estudantes receberam uma palestra inicial, onde foi apresentada a função deste local, sua história, e sua importância para a sociedade e ciência em geral. Após a palestra, os alunos puderam visitar as salas do museu, as grutas da Lapinha e da Macumba, o Museu Peter Lund, além do mirante presente no Parque Estadual do Sumidouro. Conclusão: A proposta de construir aprendizagem significativa no ensino de Ciências da natureza através de saídas de campo, se fez importante, uma vez que gerou no público alvo um grande estímulo para aprender os conteúdos de arqueologia e paleontologia, presentes nas disciplinas de Ciências e Geografia. Portanto, tendo em vista a dificuldade de ensinar alguns conteúdos relacionados a estas disciplinas, e da importância de sempre buscar por outras estratégias didáticas de ensino, saídas técnicas como esta, demonstraram ser uma alternativa possível, proporcionando dessa maneira, um método alternativo para o ensino, para se atingir maior êxito na aprendizagem dos estudantes participantes.

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Freitas, T. C. R. C. D. ., & Oliveira, J. D. S. . (2021). A SAÍDA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM RELATO DE CASO SOBRE A IDA DE ESTUDANTES AO CENTRO ARQUEOLÓGICO DE LAGOA SANTA – MG. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 83. https://doi.org/10.51189/rema/1651

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line

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