A PRÁTICA DA TELECONSULTA NA ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR VOLTADA PARA A SAÚDE DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Larissa Menezes Boncompagni
  • Suely Lopes De Azevedo
  • Juliana Da Silva Parente
  • Mirian Da Costa Lindolpho
  • Aline Silva Da Fonte Santa Rosa De Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2625

Palavras-chave:

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, CONSULTA REMOTA, CUIDADOS DE ENFERMAGEM, INFECÇÕES POR CORONAVÍRUS, PANDEMIAS

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 impõe o distanciamento social para contenção do contágio e, para garantir o acompanhamento e controle dos agravos, diversos profissionais e serviços de saúde recorrem às tecnologias como estratégia de prestação de cuidados à comunidade. Na Enfermagem, o Conselho Federal, como forma de combate à pandemia, criou a Resolução n°634/2020 que dispõe sobre a consulta de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como vídeo-chamadas, utilizando computadores, tablets ou smartphones, tornando legal o acompanhamento remoto pelos enfermeiros. Objetivos: Relatar a experiência acadêmica nas teleconsultas realizadas durante a pandemia por COVID-19. Material e métodos: Relato de experiência, descritivo, sobre a vivência da discente bolsista de extensão do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal na participação de teleconsultas, em um programa de extensão voltado para idosos e seus cuidadores, no mês de agosto de 2021.  A teleconsulta de enfermagem, após agendamento prévio, é realizada por enfermeiros, docentes, discentes e bolsistas de extensão. Resultados: Na teleconsulta, são utilizados protocolos sistematizados contendo as etapas do Processo de Enfermagem (histórico, diagnósticos de enfermagem, planejamento, prescrição e evolução). As intervenções são voltadas ao autocuidado e à orientação do cuidador e/ou familiar.  Após a consulta de enfermagem, a equipe multidisciplinar realiza visita domiciliar para avaliar a resolução dos problemas identificados. Posteriormente, ocorre o “round”, durante o qual cada profissional descreve suas observações quanto à adesão do paciente ao plano terapêutico e determina manter, modificar  e/ou introduzir novas condutas, o que permite uma assistência holística e multidisciplinar. As teleconsultas foram avaliadas de forma positiva e consideradas resolutivas por todos os profissionais da equipe de saúde. Conclusão: As teleconsultas são valiosas ferramentas para processo do cuidar, sendo uma alternativa viável em tempos de pandemia. Cabe ressaltar, entretanto, que existem limitações para sua realização na prática assistencial, tais como: condição social, falta de acesso à internet, dificuldade no uso de tecnologias, dentre outras. O teleatendimento proporcionou acompanhamento multidisciplinar, permitiu o ensino teórico-prático e a realização das ações extensionistas no programa, além de manter o vínculo terapêutico do paciente com a equipe durante o isolamento social, favorecendo o controle da saúde.

Publicado

2021-11-28

Como Citar

Boncompagni, L. M. ., Azevedo, S. L. D. ., Parente, J. D. S. ., Lindolpho, M. D. C. ., & Oliveira, A. S. D. F. S. R. D. . (2021). A PRÁTICA DA TELECONSULTA NA ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR VOLTADA PARA A SAÚDE DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 188. https://doi.org/10.51161/rems/2625

Edição

Seção

II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line

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