BACTÉRIAS POTENCIALMENTE DEGRADANTES DE HIDROCARBONETOS ISOLADAS DE LIXIVIADOS NO ANTIGUO VERTEDERO DE NAVARRO (AVN), SANTIAGO DE CALI, VALLE DELCAUCA, COLOMBIA
Resumo
Introdução: A Colômbia foi afetada por derramamentos de petróleo causados por ataques terroristas e pelo gerenciamento inadequado destes. Foi relatado que as bactérias têm a capacidade de degradar hidrocarbonetos, tornando-se uma excelente estratégia para o planejamento de estudos que contribuam para a melhoria desse problema. Nesse contexto, no presente estudo, foram realizados testes para identificar bactérias potencialmente degradantes de hidrocarbonetos (BDH), isoladas de seis lagoas que fazem parte de uma estação de tratamento de lixiviados (PTL), localizada no Antiguo Vertedero de Navarro (AVN), na cidade de Santiago de Cali. Objetivo: identificar bactérias degradadoras de hidrocarbonetos (BDH) em uma estação de tratamento de lixiviados (PTL) localizada na cidade de Santiago de Cali. Material e métodos: Foram realizados três testes: contaminação de lixiviados com diesel, gasolina e ACPM, teste de sensibilidade com discos impregnados de hidrocarbonetos e teste de tubos com 100 μL de hidrocarboneto puro. Além disso, a coloração de Gram, esporos e testes bioquímicos foram realizados para ter uma abordagem taxonômica do gênero e / ou espécie. A formação de biofilme foi observada durante os testes, sugerindo a adaptabilidade dos morfotipos bacterianos. Resultados: No total, foram obtidos 149 morfotipos com capacidade de adaptação a condições com alta concentração de hidrocarbonetos. O morfotipo 97 é postulado como um possível candidato à degradação de hidrocarbonetos, pois apresentou características particulares nos resultados, como crescimento maciço nos discos impregnados com hidrocarbonetos; mudança de cor em um dos hidrocarbonetos avaliados (ACPM) e formação de precipitado. Conclusão: Esse morfotipo é um possível candidato como bactéria degradadora de hidrocarbonetos (BDH) e permitirá a realização de investigações que permitam o desenho de estratégias de biorremediação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.