METAIS PESADOS E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS CULTIVÁVEIS NA ANTIGO ATERRO SANITÁRIO DE NAVARRO, SANTIAGO DE CALI, VALLE DEL CAUCA, COLOMBIA
Resumo
Introdução: O cádmio (Cd), o cromo (Cr) e o arsênico (As) são metais pesados altamente tóxicos em suas formas iônicas e os resíduos destes constituem um sério problema ambiental, porque se acumulam facilmente em qualquer ecossistema do mundo e são difíceis de remover. Existem bactérias que contêm informações genéticas para codificar mecanismos de resistência no seu metabolismo que lhes permitem sobreviver e se adaptar em ambientes com altas concentrações de metais pesados. No campo da biorremediação, as bactérias foram estudadas por sua capacidade de tolerar altas concentrações de metais pesados porque eles podem neutralizar a toxicidade desses. No entanto, em locais como as estações de tratamento de lixiviados, não foram realizados estudos para determinar a concentração de metais e para descobrir se há uma possível associação com bactérias. Objetivo: Determinar três metais pesados (Cd, Cr e As) em uma lagoa que faz parte de uma planta de tratamento de lixiviados localizada no antigo aterro sanitário de Navarro (AVN) na cidade de Santiago de Cali e estabelecer se há bactérias cultiváveis associadas. Material e métodos: Os metais pesados foram determinados e quantificados por Espectrofotometria de Absorção Atômica (EAA) e as bactérias cultiváveis foram identificadas utilizando caracteres taxonômicos bacterianos convencionais e algumas cores como Gram e esporos. Resultados: A presença de Cd e Cr é evidente, com concentrações médias de 3,0821x10-5 ppm e 0,0499 ppm (Cd) e 136,10 ppm (Cr). Além disso, 82 morfotipos bacterianos foram identificados. Conclusão: As bactérias encontradas podem ter a capacidade de sobreviver em ambientes com a presença de Cr e Cd.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.