ECOTIPOS BACTERIANOS EM EL ANTIGUO VERTEDERO DE NAVARRO (AVN), SANTIAGO DE CALI, VALLE DEL CAUCA, COLOMBIA
Resumo
Introdução: A taxonomia bacteriana é baseada em um sistema de nomenclatura binomial cujas categorias são: espécie, gênero, família, ordem, classe e filo. As bactérias cultiváveis podem ser identificadas por caracteres morfológicos (microscópicos e macroscopicamente), moleculares, fisiológicos, metabólicos e / ou bioquímicos. No entanto, apesar de as bactérias contribuírem para o maior número de espécies, nas estimativas de biodiversidade, o relato de bactérias ambientais é escasso, provavelmente devido a dificuldades na identificação. Foi proposto que as informações obtidas do ambiente pudessem ser um caráter ecológico complementar para a identificação de espécies presentes em um ecótipo. Objetivo: determinar ecotipos bacterianos no Antiguo Vertedero de Navarro (AVN) na cidade de Santiago de Cali. Material e métodos: Três amostragens foram realizadas em uma estação de tratamento de lixiviados (PTL), localizada no antigo aterro sanitário de Navarro (AAN), na cidade de Santiago de Cali. Parâmetros ambientais como: PH, umidade, temperatura, exposição ao sol, entre outros, foram registrados. No laboratório, os morfotipos foram identificados com base em caracteres macroscópicos e colorações. A partir desses caracteres, uma matriz de similaridade foi construída usando o coeficiente SSM (correspondência simples) para a conformação de OTUs. Posteriormente, o coeficiente de Dice foi aplicado para obter um dendograma usando um método de agrupamento de pares com média aritmética não ponderada (UPGMA, por sua sigla em inglês, Unweighted Pair Group Method). Um ecótipo é definido como um grupo de morfotipos com semelhanças ecológicas entre si. Resultados: O uso de caracteres macroscópicos e os resultados das colorações realizadas em laboratório permitiram identificar 311 morfotipos. Foram definidos 88 OTUs e o resultado obtido com a análise UPGMA rendeu 11 grupos, cada um deles apresentando similaridade na lagoa onde foram coletados, cor da amostra e exposição à luz. Pelo menos três ecótipos bacterianos foram encontrados para morfotipos que compartilham características ecológicas. Conclusão: Um ecótipo bacteriano é importante para a taxonomia das bactérias, pois permite adicionar evidências sobre as características ecológicas que as espécies podem compartilhar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.