TAXONOMÍA INTEGRATIVA DE BACTÉRIAS AMBIENTAIS ISOLADOS UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE LIXIVIADOS, SANTIAGO DE CALI, VALLE DEL CAUCA, COLOMBIA
Resumo
Introdução: Taxonomia integrativa é definida como o uso de uma perspectiva múltipla e complementar para a delimitação de espécies. Estudos são conhecidos com o uso de duas ou mais linhas de evidência para a identificação de diferentes organismos; no entanto, essa metodologia ainda não foi implementada para a identificação de bactérias na Colômbia. Por esse motivo, foram coletadas amostras nas lagoas de uma estação de tratamento de lixiviados, localizada no antigo aterro de Navarro (AVN), na cidade de Santiago de Cali. Objetivo: Identificar bactérias ambientais usando uma abordagem de taxonomia integrativa. Material e métodos: O trabalho de campo foi realizado para coletar amostras em seis lagoas do PTL e posteriormente foram transportadas para o laboratório de Microbiologia da Universidade de Santiago de Cali. Após a semeadura e o isolamento, 15 morfotipos bacterianos foram identificados com base em caracteres da taxonomia bacteriana tradicional, espectrofotometria de massa MALDI-TOF e alguns dados ecológicos. Um registro fotográfico dos caracteres relevantes foi obtido para cada isolamento e um protocolo de taxonomia integrativa foi elaborado para a atribuição das categorias taxonômicas. Para cada categoria, foram elaborados arquivos taxonômicos, com as informações relevantes para cada conjunto de caracteres. Resultados: Após a aplicação do protocolo de taxonomia integrativa, quatro isolados foram identificados como Espécies Descritas (DS): Exiguobacterium acetylicum, Acinetobacter johnsonii, Citrobacter braakii y Bacillus simplex. Três isolados foram definidos como Espécies Candidatas Não Confirmadas (UCS) pertencentes aos gêneros: Enterobacter sp. e Citrobacter sp. Finalmente, oito isolados foram identificados como Espécies Candidatas Confirmadas (CCS): Bacillus altitudinis/pumilus, Bacillus cereus Group. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, considera-se que o uso de protocolos de identificação baseados em abordagens de taxonomia integrativa permitirá avanços no estudo e identificação de bactérias ambientais, uma vez que algumas espécies com o uso de uma única linha de evidência não são possível alocação de uma categoria taxonômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.