BACTÉRIAS COMO INDICADORES DE BIODIVERSIDADE EM TRÊS SITES NO VALLE DEL CAUCA, COLOMBIA
Resumo
Introdução: As bactérias são microorganismos com grande capacidade de adaptação e colonização de qualquer tipo de ecossistema; portanto, há uma grande biodiversidade. No entanto, devido à crise da biodiversidade, o número real de espécies bacterianas é desconhecido. Além disso, existem poucos registros de bactérias ambientais para o departamento de Valle del Cauca, por esse motivo, neste estudo, foram selecionados três locais com ecossistemas diferentes para avaliar a biodiversidade bacteriana no nível morfotípico e se esses microrganismos podem ser indicadores de biodiversidade. Esses locais são: Estação de Tratamento de Lixiviados (PTL), localizada no antigo aterro sanitário de Navarro (AVN), o Lago Calima, conhecido como ponto turístico no Valle del Cauca, e finalmente amostras de solo de sete pontos da cidade de Santiago de Cali. Objetivo: avaliar a biodiversidade bacteriana de três locais no Valle del Cauca. Material e métodos: Diferentes trabalhos de campo foram realizados para coletar amostras ambientais, e o plantio e isolamento em ágar nutriente à temperatura ambiente foram realizados em laboratório. Morfotipos bacterianos foram identificados levando em consideração os caracteres da taxonomia bacteriana tradicional. Posteriormente, foram selecionados 39 morfotipos presentes em cada local de amostragem e calculados os índices de dominância de Simpson, a equidade de Shannon e o índice de Chao1. Resultados: O índice Simpson (D = 0,05) mostra que a maior diversidade é encontrada no Lago Calima, além disso, o índice de Shannon sugere que no lago Calima há uma alta diversidade de espécies (H = 3,04). Os resultados do índice Chao1 indicam que deve haver mais espécies no PTL (N = 111). Conclusão: As bactérias são indicadores de biodiversidade nos locais avaliados; é necessária uma amostragem adicional para determinar se de fato a maior biodiversidade de bactérias ambientais é encontrada no Lago Calima e se o maior número de espécies é encontrado no PTL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.