EFEITO DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS SOBRE CYLINDROSTETHUS (HETEROPTERA, GERRIDAE) EM RIACHOS DO MATO GROSSO
Resumo
Introdução: Heteroptera é uma subordem de Hemiptera que inclui mais de 42.000 espécies descritas, representando o maior e mais diverso grupo de insetos hemimetábolos do mundo. Dentre os heterópteros, a infraordem Gerromorpha é representada pelos patinadores aquáticos, que utilizam a tensão superficial da água para deslocamento, em que são muito ágeis. São considerados importantes pois atuam como controladores populacionais, já que são predadores. Apesar disso, pouco se conhece sobre a ecologia do grupo, como por exemplo do gênero Cylindrostethus. A abundância dos insetos aquáticos pode ser influenciada pelas condições abióticas dos riachos e identificar esses fatores é essencial para conservação desses ambientes. Objetivo: Avaliar o efeito das variáveis ambientais sobre a abundância de Cylindrostethus. Material e métodos: A coleta dos organismos foi realizada em 24 riachos de cabeceira da bacia do Rio Xingu, nos municípios Canarana, Água Boa e Querência, no estado do Mato Grosso, no ano de 2011. Esses municípios estão situados no arco do desmatamento na Amazônia, na região de transição Cerrado-Amazônia. Em cada riacho foi selecionado um trecho amostral de 100 m, os Cylindrostethus foram coletados com peneira e armazenados em etanol 85%. As variáveis abióticas mensuradas foram temperatura (ºC), oxigênio dissolvido (mg/l), condutividade (mS/cm), pH, largura (cm) e profundidade (cm). Para cada riacho foi aplicado o Índice de Integridade de Hábitat (IIH), que varia de zero à um, em que mais próximo de um, mais íntegro é o ambiente. A colinearidade das variáveis foi avaliada através da correlação de Pearson e excluímos pH por apresentar correlação com temperatura e posteriormente foi feita uma regressão múltipla. Resultados: Foram coletados 419 indivíduos. As variáveis ambientais não apresentaram efeito sobre a abundância de Cylindrosthethus (F(6,17)1,329; p= 0,2977; R2= 0,0791). Os riachos com menores valores de IIH foram de 0,24, e 0,34, com padrão de uso do solo de pastagem e Cerrado, e área de recuperação, respectivamente. Isso pode mostrar que mesmo em locais onde existam pouca mata ciliar a abundância desses organismos não é alterada em relação aos locais mais preservados na região estudada. Conclusão: As variáveis ambientais não exerceram efeito sobre a abundância de Cylindrosthetus, em ambientes sem a presença de mata ciliar não é comum encontrarmos este gênero, porém percebemos aqui que na região estudada, a presença de mata ciliar mesmo que estreita é capaz de manter a presença e abundância do mesmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.