DISTRIBUIÇÃO DE HETEROPTERA AQUÁTICO E SEMI-AQUÁTICO EM UM GRADIENTE AMBIENTAL LOCALIZADO NO ECÓTONO CERRADO-AMAZÔNIA, EM AFLUENTES DO RIO XINGU
Resumo
Introdução: A conversão das áreas naturais em sistemas agrícolas vem modificando a estrutura e funcionamento de muitos corpos de água, levando a alteração das características limnológicas e diminuição da biodiversidade aquática, como peixes e macroinvertebrados. Os insetos aquáticos são sensíveis a alterações e respondem rapidamente as mudanças ocorridas nos ecossistemas aquáticos. Dentre eles, os Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos vem sendo comumente utilizados para avaliação da qualidade dos ambientes aquáticos. Objetivo: Avaliar a relação da composição de Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos com as variáveis ambientais ao longo de um gradiente ambiental em riachos da cabeceira do rio Xingu. Material e métodos: Coletamos em 12 riachos, pertencentes a bacia do rio Suiá-Miçú e afluentes do rio Xingu, no mês de setembro (seca) de 2008. O rio Suiá-Miçú é um dos principais afluentes da margem direita do rio Xingu e está situado no ecótone entre o Cerrado e Floresta Amazônica na região caracterizada como “Arco do Desmatamento”. Os Heteropteras foram amostrados em transecções fixas de 100 m. Para avaliar a integridade de habitat em cada riacho foi aplicado o Índice de Integridade de Habitat (IIH). Foram mensuradas as variáveis ambientais: condutividade elétrica, turbidez, profundidade e NDVI (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada). A ordenação da composição de espécies foi realizada pela Análise de Coordenadas Principais (PCoA) e a relação das variáveis ambientais com a composição foi realizada através de um Mantel. Resultados: Coletamos 256 indivíduos distribuídos oito famílias, 20 gêneros e 12 gêneros pertencentes a Nepomorpha e oito a Gerromorpha, os gêneros mais abundantes foram Limnocoris (n=121) e Rhagovelia (n=32). Naucoridae foi a família mais diversa. As variáveis HII, NDVI, condutividade elétrica, turbidez e profundidade apresentaram relação com a composição de espécies dos Heteropteras (r= 0,49; p= 0,001). Conclusão: Os Heteropteras aquáticos podem ser úteis para indicar a qualidade do habitat em riachos, visto que a composição de Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos foram afetadas pelas variáveis ambientais analisadas, indicando que a alteração da matriz entorno dos riachos modifica o habitat e as variáveis limnológicas e consequentemente estrutura da comunidade destes predadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.