EFEITO DE ALTERAÇÕES AMBIENTAIS SOBRE A PROPORÇÃO DE COMUNIDADES DE ODONATA
Resumo
Introdução: Alterações na vegetação ripária, e.g. desmatamento, causam mudanças na estrutura de ecossistemas terrestres e aquáticos. A assembleia de macroinvertebrados é uma das principais afetadas por essas mudanças, incluindo insetos aquáticos da ordem Odonata. O padrão de comportamento dos membros dessa ordem resultou em duas classificações: Os ‘Flier’, que são indivíduos que permanecem em voo na maior parte do tempo, são encontrados com mais frequência em áreas abertas e geralmente são membros da subordem Anisoptera e os “Perchers”, que são indivíduos que passam maior parte do tempo empoleirados e realizam voos curtos, são encontrados com maior frequência em ambientes de mata fechada e geralmente fazem parte da subordem Zygoptera. Comumente, em ambientes onde a vegetação ripária é alterada, as comunidades de Anisoptera possuem uma maior proporção de indivíduos em relação as comunidades de Zygoptera. Objetivo: Analisar o efeito da integridade ambiental sobre a proporção da abundância de Zygoptera e Anisoptera da Volta Grande do Xingu. Material e métodos: As coletas foram realizadas em 18 igarapés na região da Volta Grande do Xingu entre os meses de setembro e outubro de 2019, no período da estiagem. Foi utilizada a metodologia de varredura em áreas fixas para a coleta dos indivíduos adultos de Odonata. Em cada igarapé foi aplicado o Índice de Integridade de Habitat (IIH), onde cada um apresenta um valor de zero a um, em que quanto mais próximo de um, mais íntegro é o igarapé. Para testar o efeito do IIH sobre as comunidades de Zygoptera e Anisoptera foi realizada uma regressão linear simples com o auxílio do programa R Statistics. Resultados: Foram coletados 467 espécimes ao total (361 zygópteros e 106 anisópteros). O IIH não apresentou efeito sobre a proporção das comunidades de Zygoptera (β= 1,009; F (1,16) = 3,772; r²= 0,1402; p = 0,070) e Anisoptera (β= -1,009; F (1,16) = 3,772; r²= 0,1402 p= 0,070), respectivamente. Conclusão: Neste estudo a pouca variação do IIH (apenas dois igarapés tiveram o IIH abaixo de 0,5, a média dos mesmos foi 0,47 e os maiores valores ficaram próximo a 0,8) ou até mesmo o tempo de alteração destes ambientes não foi suficiente para alterar as proporções de abundância de Zygoptera e Anisoptera.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.