EFEITO DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS SOBRE AS SUBORDENS ANISOPTERA E ZYGOPTERA (INSECTA: ODONATA)
Resumo
Introdução:. Os grandes empreendimentos de (mineração, hidrelétricas, construção de represas) e os altos índices de desmatamento exercem uma influência negativa sobre os ecossistemas aquáticos, causando sua degradação e afetando a biodiversidade e riqueza de espécies dos organismos aquáticos como por exemplo, os indivíduos da Ordem Odonata. Os odonatos, são insetos aquáticos conhecidos popularmente como libélulas, lava-bunda, zig-zag, entre outros. Estes insetos estão estritamente relacionados com o ambiente aquático, pois, dependem da qualidade da água e do habitat para sua sobrevivência. Apresentam três subordens: Anisoptera, Zygoptera e Anisozygoptera, mas apenas as ordens Anisoptera e Zygoptera são encontradas no Brasil. Os representantes desta ordem podem também ser divididos em dois grupos devido as suas características e comportamentos: os "fliers" habitam ambientes com maior incidência de luz solar, geralmente possuem tamanhos corporais robustos, e alta capacidade de voo, estes compõem a subordem Anisoptera, já os "perchers" são encontrados em ambientes com uma maior cobertura do dossel e presença de mata ciliar, ou seja, ambientes preservados. Estes são mais delicados e possuem o corpo mais afinado, costumam voar pouco e ficam empoleirados na vegetação, são os membros da subordem Zygoptera. Objetivo: Avaliar a influência das variáveis ambientais sobre a abundância dos adultos de Odonata. Material e métodos: As coletas foram realizadas em 20 igarapés da Volta Grande do Xingu. Cada ponto foi dividido em transectos de 100 metros nas margens de cada igarapé e subdivididos em 20 segmentos de cinco metros. Também foram medidos as variáveis ambientais: pH e temperatura da água juntamente com a largura e profundidade do igarapé. Para testar o efeito das variáveis na comunidade de Odonata foi utilizada uma regressão linear múltipla no programa R. Resultados: Foram coletados 467 espécimes de Odonata, sendo 361 indivíduos da subordem Zygoptera e 106 da subordem Anisoptera. As variáveis analisadas não afetaram a abundância das subordens, Zygoptera (r2= 0,1587; p= 0,223) e Anisoptera (r2= 0,04043; p= 0,3902). Conclusão: As variáveis analisadas não apresentaram varição suficiente para afetar a abundância de Odonata, sugerindo que ou a alteração é recente ou que outras variáveis devem ser inseridas para avliação da abundância de insidviuos nesta região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.