EFEITO DA VARIAÇÃO SAZONAL SOBRE GERRIDAE (HETEROPTERA:GERROMORPHA) EM UM CÓRREGO DO CERRADO
Resumo
Introdução: Heteroptera é uma subordem de Hemiptera que representa o maior grupo de insetos hemimetábolos. Os gerrídeos, pertencentes à infraordem Gerromorpha, utilizam a tensão superficial da água para deslocamento, onde passam quase todo seu ciclo de vida. Alguns estudos evidenciam que os insetos tropicais podem sofrer variação sazonal na abundância, podendo com a escassez de alimentos e aumento de competição em determinado período, ocorrer aumento na abundância de espécies mais competitivas. Objetivo: Avaliar quais espécies da família Gerridae são mais abundantes nos períodos de seca e chuva em córregos do Cerrado. Material e métodos: O estudo foi realizado no Córrego Bacaba, no município de Nova Xavantina, MT. As coletas foram realizadas entre de maio de 2011 a abril de 2014. Consideramos o primeiro trimestre do ano como estação chuvosa, o segundo início da seca (vazante), o terceiro estação seca e o quarto como início de chuva. Foi estabelecido um trecho amostral de 100m subdivido em 20 segmentos de cinco metros cada. Os organismos foram coletados com peneira de 18cm de diâmetro e malha 0,5mm, levados para laboratório e foram identificados com chave dicotômica. Para comparar a média de abundância foram utilizados teste t de Student e Análise de Variância Permutacional (PERMANOVA). Resultados: Foram coletados no total 3.690 espécimes, sendo 605 registrados para o período chuvoso e 3.085 para o período de seca. As espécies mais abundantes no período seco foram: Neogerris lotus (n=2.033), Limnogonus aduncus aduncus (n=228), Limnogonus recurvus (n=113), Brachymetra albinervis albinervis (n=107), Brachymetra sp. (n=103) e Neogerris lubricus (n=102), em que N. lotus foi a espécie mais abundante para os dois períodos. Houve diferença significativa na média das espécies mais abundantes entre os períodos (t= -3,5265; gl= 63; p= 0,0007), em que a abundância foi comparativamente maior no período de seca (*F= 8,65; p<0,001), apresentando em média 130 indivíduos a mais do que no período de chuva. Conclusão: Estes resultados mostram que algumas espécies podem ser mais sensíveis a esse tipo de mudança no ambiente. As elevadas abundâncias de N. lotus nos dois períodos devem-se a alta capacidade dessa espécie em ocupar micro-hábitats lóticos e lênticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.