A HIPÓTESE MAIS-INDIVÍDUOS (more‐individuals hypothesis - MIH) EXPLICA A RIQUEZA DE ESPÉCIES DE PEIXES EM RIACHOS?
Resumo
Introdução: A hipótese mais-indivíduos (more‐individuals hypothesis - MIH) é a explicação mais direta à relação espécie-energia. A MIH prediz que a diversidade é resultado do aumento da abundância por meio da maior produtividade dos sistemas. Os pequenos corpos d’água (riachos/igarapés) concentram uma enorme diversidade de espécies de peixes e inúmeros trabalhos avaliaram o efeito de condições do habitat e das características ecológicas das espécies na riqueza da ictiofauna. Já trabalhos que avaliam o efeito da disponibilidade de energia na riqueza de espécies de peixes de riachos são escassos. Objetivo: Verificamos se a riqueza de espécies de peixes de riachos das cabeceiras da bacia do rio Xingu pode ser explicada pela abundância total de peixes coletados. Materiais e Métodos: Para isso, 21 riachos foram amostrados uma única vez, entre junho e julho de 2011. Os peixes foram coletados em um trecho de 100 m, para intensificar o esforço amostral o trecho foi dividido em 20 segmentos. Em cada segmento foi realizado um lance de rede de arrasto; após a coleta, os peixes foram eutanasiados com uma dose letal de eugenol e fixado em formalina 10%. Modelo de Regressão Linear Simples foi utilizado para testar o efeito abundância total de peixes coletados sobre a riqueza de espécies (Riqueza = constante + Abundância total). Resultados: Foram coletados 1.333 peixes pertencentes a 37 espécies. Em média foram capturadas oito espécies por riacho (Mínimo= 3, Máximo=13, Desvio-padrão=2,891). Em cada riacho foram capturados em média 63.471 peixes (Mínimo= 10, Máximo= 335, Desvio-padrão= 67.754). Quatorze espécies compuseram 90% dos exemplares capturados; dentre elas, a soma das cinco espécies mais abundantes representou 73% dos peixes coletado. A riqueza de espécie encontrada em cada riacho foi explicada pela abundância total de peixes coletados em cada riacho (Regressão Linear Simples: F (gl,gl) =
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.