AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O TEMA SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2042Palavras-chave:
MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE, SERVIÇOS AMBIENTAIS, ENTREVISTASResumo
Introdução: Os serviços ecossistêmicos são benefícios fornecidos pela natureza aos seres humanos. Eles são extremamente importantes por proporciona o bem-estar e qualidade de vida. Objetivos: Avaliar o conhecimento de jovens e adultos sobre o tema serviços ecossistêmicos. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre a importância dos serviços ecossistêmicos através do Google Formulários. Resultados: No total foram 159 entrevistados. A maioria eram jovens com idade entre 18 e 24 anos (44%) e eram do sexo feminino (59,1%). Perguntado quais dos serviços eram prestados pelas abelhas, a maioria respondeu que elas auxiliam na reprodução de plantas (91,2%), fornecem mel (89,3%), ajudam a manter a saúde dos ecossistemas (74,8%) e auxiliam na produção de verduras, frutas e sementes (71,7%). 81,8% dos entrevistados disseram que não usariam produtos químicos se fosse agricultor. Sobre o efeito positivo da polinização, 79,2% responderam que aumenta a produção de frutas em laranjeiras, 71,1% que aumenta o número de sementes e 37,1% que aumenta o peso dos frutos. Perguntado quais serviços ecossistêmicos são prestados pelas árvores, 85,5% responderam que elas sequestram carbono e 73% que removem poluentes. 93,7% dos entrevistados acreditam que um hectare de floresta preservada vale mais do que de milho, de eucalipto e de abobora. Cerca de 40% acreditam que o valor anual estimado para os serviços prestados pelos ecossistemas no mundo vale 100 trilhões de dólares. Os entrevistados ainda relacionaram a recreação em ambientes naturais ao serviço cultural (76,7%), o controle biológico de pragas e doenças ao serviço de regulação (72,3%), alimentos (frutas e verduras) ao serviço de provisão (77,9%), a estabilização de dunas ao serviço de suporte (42,7%), sombreamento e controle térmico ao serviço de regulação (62,2%), a absorção dos impactos das ondas do mar ao serviço de regulação (44,6%), a produção de energia ao serviço de provisão (59,1%), a produção de oxigênio ao serviço de provisão (61%). Conclusão: Nossos resultados sugerem que a maioria dos entrevistados sabe da importância dos serviços ecossistêmicos e de questões relacionadas a ele.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.