INVASÃO BIOLÓGICA NA INTERNET
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2064Palavras-chave:
ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORA, ESPÉCIES ALIENÍGENA, AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOResumo
Introdução: É notório que a internet é atualmente a principal fonte instrucional para muitas pessoas. Por meio dela é possível acessar de forma simples e rápida milhares de páginas sobre os mais variados assuntos. Em contrapartida, nem todo conteúdo disponível na internet é confiável ou adequado. Objetivo: Em vistas disso, nosso objetivo foi avaliar a qualidade e profundidade das informações sobre invasão biológica presentes em distintos sites. Material e métodos: Para isso foram selecionados seis sites em razão do grande número de acessos que apresentam (entre parênteses está a data da publicação das matérias nos respectivos sites): Wikipédia (17/08/2017), eFlora Web (27/09/2018), OECO (19/04/2020), IBAMA (27/12/2019), Ambiente Brasil (30/06/2016) e Smithsonian (10/01/2020). Na avaliação do conteúdo dos sites, buscou-se as seguintes informações: (i) conceito de invasão biológica; (ii) definição dos termos espécie nativa, exótica, naturalizada, exótica invasora e equivalentes; (iii) exemplos de espécies exóticas invasoras; (iv) importância do tema invasão biológica. Resultados: Os sites Wikipédia, eFlora Web, IBAMA e Ambiente Brasil abordaram de forma correta o conceito de invasão biológica. Já OECO e Smithsonian não apresentaram essa informação. Não foram encontradas as definições de espécie nativa, exótica, naturaliza, ou equivalentes nos sites consultados. Contudo, eFlora Web, OECO, IBAMA, Ambiente Brasil e Smithsonian apresentaram (e de forma correta) a definição de espécie exótica invasora. Todos os sites, com exceção do Smithsonian, exibiram exemplos de espécies que causam as invasões biológicas. O mesmo se repetiu para importância do tema em questão. Os sites falaram dos impactos das espécies exóticas invasoras sobre a biodiversidade, saúde humana e animal, agricultura, pecuária e economia. Conclusão: Segundo a avaliação realizada, nenhum site apresentou todas as informações consideradas pelos autores do presente estudo como essenciais para a plena compreensão do tema invasão biológica. Por ser um assunto de extrema relevância e ainda pouco conhecido do público geral, é necessário que os conteúdos disponíveis nesses sites sejam atualizados e ampliados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.