ATUALIZAÇÃO DA CATEGORIZAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DA ESPÉCIE UTRICULARIA FLACCIDA A.DC. PARA O BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2061Palavras-chave:
EM PERIGO, GEOCAT, INSETÍVORAResumo
Introdução: O gênero Utricularia pertence a um grupo de plantas insetívoras semiaquáticas e aquáticas da família Lentibulariaceae. O grupo é composto por 82 espécies com ocorrência no Brasil, das quais 26 são endêmicas. Dentre elas está Utricularia flaccida A.DC., espécie endêmica do Nordeste do país. Atualmente a espécie está categorizada como quase ameaçada de acordo com o CNCflora. Todavia, as condições das suas áreas de ocorrência tiveram uma piora significativa exigindo uma atualização de sua categorização. Objetivo: Diante disso, nosso estudo objetivou realizar a atualização da categorização do risco de extinção da espécie Utricularia flaccida para o Brasil afim de possibilitar uma melhor conservação da espécie e de suas localidades de ocorrência. Material e métodos: Para isso, foram coletados pontos de ocorrência georreferenciados da espécie nas bases de dados online GBIF e Specieslink, onde foram limpos e organizados. Esses pontos foram exportados para o software Geospatial Cooonservation Assessment Tool (GeoCAT) e, seguindo o critério de Área de Ocupação (AOO) estabelecido pela IUCN, foi traçado um polígono, respeitando o princípio do mínimo polígono convexo. Este polígono ainda foi gradeado com células de 4 Km². Posteriormente cada célula com a presença da espécie foi contabilizada para obtenção de sua área de ocupação. Resultados: Em decorrência das análises realizadas a espécie Utricularia flaccida teve sua categorização atualizada de “Quase Ameaçada” para “Em perigo” de extinção pelo critério B2biiiciii em razão de sua Área de Ocupação (AOO) de 284 Km2 e das condições de ameaça das suas localidades de ocorrência a exemplo de intensa atividades agrícolas, formação de pastagens, queimadas, extração irregular de madeira e ocupação desordenada de terras. Conclusão: Diante dos resultados obtidos é possível concluir que Utricularia flaccida apresenta risco acentuado de extinção caso as condições de conservação das suas localidades de ocorrência não sofram profundas mudanças.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.