CEGUEIRA BOTÂNICA ENTRE PROFESSORES E DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2065Palavras-chave:
PLANTAS, ÁRVORES, FLORESTASResumo
Introdução: Cegueira botânica é um termo utilizado para definir a incapacidade que certos indivíduos têm de perceber as plantas em seu ambiente. Como consequência, esses indivíduos apresentam inaptidão para reconhecer a importância das plantas para o planeta e para o próprio ser humano, sua beleza, dentre outros aspectos. Objetivos: Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de professores e discentes de Ciências Biológicas sobre essa questão, uma vez que são importantes agentes propagadores de conhecimento. Material e Métodos: Para isso, foi aplicado um questionário online (Formulário Google). O mesmo era composto por perguntas abertas e fechadas e por imagens de ambientes naturais, cujos participantes eram estimulados a descrever o que estavam vendo e também a escolher as imagens que mais gostavam, sempre justificando suas respostas e escolhas. Só puderam participar do presente estudo professores e discentes de cursos de Ciências Biológicas com idade igual ou superior a 18 anos. Resultados: Ao todo, participaram 88 professores (53,3%) e 76 discentes (46,7%) de todas as regiões do Brasil. A idade dos participantes variou entre 18 e 65 anos. A maior parte de indivíduos residem na área urbana (84,8%) e são mulheres (55,2%). Palavras como árvores, plantas, floresta e seus sinônimos, quando citadas pelos entrevistados, eram após a citação de outros elementos não vegetais presentes nas imagens, a exemplo de cachoeira, animal e rio. Para os participantes da pesquisa, os componentes que não podem faltar quando se fala em natureza são: animais (122 - 73,9%), cachoeira (109 - 66,1%), árvores (107 - 64,8%), flores (86 - 52,1%) e aves (78 - 47,3%). Conclusão: Nossos resultados refletem uma situação bastante preocupante, especialmente por se tratar de um estudo realizado com professores e discentes de Ciências Biológicas. A cegueira botânica deve ser fortemente combatida, uma vez que a mesma pode afetar, inclusive, a elaboração e implantação de políticas públicas voltadas a conservação da biodiversidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.