ATUALIZAÇÃO DA CATEGORIZAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DA ESPÉCIE ANEMIA GARDNERI HOOK.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2689Palavras-chave:
RUPÍCOLA, EM PERIGO, GEOCATResumo
Introdução: Endêmica da Mata Atlântica dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a espécie Anemia gardneri Hook. é uma erva rupícola ou terrícola da família Anemiaceae que está categorizada atualmente como “Vulnerável” pelo CNCflora. Devido à pressão antrópica que sofrem as suas localidades de ocorrência, torna-se necessário a revisão periódica do seu status de conservação. Objetivo: Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar a atualização da categorização do risco de extinção de A. gardneri para o Brasil. Material e Métodos: Para isso, foram coletados pontos de ocorrência georreferenciados da espécie nas bases de dados online GBIF e Specieslink. Após limpos e organizados, esses pontos foram exportados para o software Geospatial Cooonservation Assessment Tool (GeoCAT) e, seguindo o critério de Área de Ocupação (AOO) estabelecido pela IUCN, foi traçado um polígono, respeitando o princípio do mínimo polígono convexo. Este polígono ainda foi gradeado com células de 4 Km². Posteriormente cada célula com a presença da espécie foi contabilizada para obtenção de sua AOO. Resultados: Com uma AOO de 44 Km² e devido as condições de conservação das suas localidades de ocorrência (incêndios recorrentes, extração irregular de solo, supressão ilegal da vegetação e presença de espécies exóticas invasoras), a espécie Anemia gardneri teve sua categorização atualizada de “Vulnerável” para “Em Perigo” pelos critérios B2biiicii. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, é possível concluir que Anemia gardneri apresenta risco acentuado de extinção caso as condições de conservação das suas localidades de ocorrência não sofram profundas mudanças. Adicionalmente, sugere-se a criação de projetos de conservação ex situ para a espécie.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.