A IMPORTÂNCIA DE SIMULAÇÕES REALÍSTICAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM EM TRAUMATOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2464Keywords:
ENSINO EM ENFERMAGEM, SIMULAÇÃO, TRAUMATOLOGIAAbstract
Introdução: Desde 1996 a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, nota-se uma mudança no cenário da formação em saúde. Os centros de formações em saúde, principalmente as escolas de enfermagem devem utilizar métodos que permitam formar profissionais que possam atender as necessidades de cuidados da população e que estes profissionais possuam a habilidade baseadas em raciocínio clínico. O objetivo deste trabalho foi analisar na literatura pontos que evidenciem o ensino-aprendizagem através de simulações realísticas; Metodologia: Trabalho qualitativo de revisão integrativa da literatura utilizando as principais bases de dados como Scielo, PubMed, publicações nos últimos 10 anos. Resultado: Foram levantados 19 artigos que responderam ao objetivo desta pesquisa onde Aprendizado baseado em problemas, 13 dos 19 artigos revisados apresentaram essa necessidade. Desenvolvimento de Habilidades onde 11 dos 19 artigos revisados apresentaram essa necessidade como maneira de relacionar teoria à prática. Segurança do Paciente, 08 dos 19 artigos revisados apresentaram essa necessidade como critérios baseados na qualidade. Ética, 06 dos 19 artigos. Trabalho em Equipe, 09 dos 19 artigos. Através do ensino por simulação as escolas de enfermagem podem usar para a formação do conhecimento, desenvolvimento por competências durante o curso sendo a simulação um processo que cria uma representação real da realidade. Conclusão: A simulação pode ser levada como algo transformador e inovador para o ensino dos estudantes de enfermagem. Porém ainda há a necessidade de elaboração de planos de ensino cada vez mais apropriadas nas diferentes matérias e formações de alunos baseadas nas relações humanas e na troca de experiências com os pacientes.
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