MATERIAL DE APOIO NO FORMATO ONLINE PARA CONTRIBUIÇÃO À ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Wellington Ávila
  • Washington Ávila
  • Marcos Antonio Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/881

Palavras-chave:

Acessibilidade web, Cegos e deficientes visuais, EaD, Ensino à Distância

Resumo

Introdução: O presente estudo teve como finalidade contribuir para a acessibilidade de pessoas cegas e com algum nível de função visual deficiente, no que tange o Ensino à Distância (EaD) no Brasil tendo como foco a sugestão da utilização de material de apoio aos estudos no formato online, visto que as instituições de ensino precisam envidar seus esforços na formação educacional EaD desse público. Objetivo: O objetivo da pesquisa é proporcionar para as instituições de ensino meios de apoio e opções para a inclusão dos deficientes visuais e cegos à modalidade de ensino EaD, visando potencializar o design instrucional para a Educação Especial com a oferta de materiais e ensino de qualidade. Material e métodos: Sugere-se a oferta dos materiais de apoio em websites que possuem acessibilidade web, ou seja, os que proporcionam a qualquer informação presente em texto como leitura falada por meio de um sintetizador de voz. A tecnologia assistiva mencionada precisa estar compatível com o Sistema Operacional e disponível para computadores, tablets e celulares, bem como a responsividade dos websites. Para os usuários cegos é sugerida a utilização de ferramentas como: NVDA, Orca, VoiceOver, TalkBack e DOSVOX. Já para os usuários com algum nível visual de deficiência, sugere-se: LentePro, Magnifixer, ZoomIt, High Contrast, Dark Background and Light Text, entre outros. Resultados: Espera-se que as instituições em meio à pandemia consigam adotar as tecnologias satisfatoriamente podendo atender grande parte dos estudantes cegos e deficientes visuais, bem como o aumentar a produtividade acadêmica e o nível de participação nas atividades. Conclusão: Por fim conclui-se que as instituições de ensino focaram nas tecnologias da educação a distância, mas é importante compreender as questões que motivam a discriminação e preconceitos por falta de um olhar mais crítico para um público que carece de inclusão social e agora acessibilidade virtual.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Ávila, W., Ávila, W., & Silva, M. A. (2021). MATERIAL DE APOIO NO FORMATO ONLINE PARA CONTRIBUIÇÃO À ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL . Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 38. https://doi.org/10.51189/rema/881

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line

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