MATERIAL DE APOIO NO FORMATO ONLINE PARA CONTRIBUIÇÃO À ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/881Palavras-chave:
Acessibilidade web, Cegos e deficientes visuais, EaD, Ensino à DistânciaResumo
Introdução: O presente estudo teve como finalidade contribuir para a acessibilidade de pessoas cegas e com algum nível de função visual deficiente, no que tange o Ensino à Distância (EaD) no Brasil tendo como foco a sugestão da utilização de material de apoio aos estudos no formato online, visto que as instituições de ensino precisam envidar seus esforços na formação educacional EaD desse público. Objetivo: O objetivo da pesquisa é proporcionar para as instituições de ensino meios de apoio e opções para a inclusão dos deficientes visuais e cegos à modalidade de ensino EaD, visando potencializar o design instrucional para a Educação Especial com a oferta de materiais e ensino de qualidade. Material e métodos: Sugere-se a oferta dos materiais de apoio em websites que possuem acessibilidade web, ou seja, os que proporcionam a qualquer informação presente em texto como leitura falada por meio de um sintetizador de voz. A tecnologia assistiva mencionada precisa estar compatível com o Sistema Operacional e disponível para computadores, tablets e celulares, bem como a responsividade dos websites. Para os usuários cegos é sugerida a utilização de ferramentas como: NVDA, Orca, VoiceOver, TalkBack e DOSVOX. Já para os usuários com algum nível visual de deficiência, sugere-se: LentePro, Magnifixer, ZoomIt, High Contrast, Dark Background and Light Text, entre outros. Resultados: Espera-se que as instituições em meio à pandemia consigam adotar as tecnologias satisfatoriamente podendo atender grande parte dos estudantes cegos e deficientes visuais, bem como o aumentar a produtividade acadêmica e o nível de participação nas atividades. Conclusão: Por fim conclui-se que as instituições de ensino focaram nas tecnologias da educação a distância, mas é importante compreender as questões que motivam a discriminação e preconceitos por falta de um olhar mais crítico para um público que carece de inclusão social e agora acessibilidade virtual.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.