A GAMIFICAÇÃO COMO POTENCIAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/876Palavras-chave:
Educação Física, Ensino à Distância, Gamificação, Jogos Digitais, Plataforma DigitalResumo
Introdução: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e validação de uma plataforma online sobre a utilização da gamificação na disciplina de educação física. A pesquisa foi motivada pela questão de que as aulas de educação física raramente utilizam tecnologias digitais se comparadas com outras disciplinas, permanecendo no mesmo perfil de décadas anteriores. Objetivo: Uma das causas do desinteresse dos estudantes da nova geração por atividades físicas pode estar ligada ao fato da imersão desses adolescentes no mundo digital, sendo a responsável pelo aumento do sedentarismo. Material e métodos: Foram realizados estudos com o intuito de desenvolver uma plataforma digital que seja um guia para os professores de educação física que desejarem aderir a tecnologia de games aplicada na educação à distância, buscando atender os estudantes. O desenvolvimento da plataforma foi baseado nas pesquisas qualitativas com professores da área visando atender o mais próximo das necessidades, bem como a adequação do produto. O desenvolvimento da plataforma foi por meio do emprego da metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA). O desenvolvimento da plataforma focou na maximização de sua usabilidade e acessibilidade, proporcionando a maior variedade de utilizadores. Resultados: O projeto resultou em uma plataforma online que apresenta notícias, casos de aplicações da gamificação na educação e saúde, em um conteúdo educacional sobre games que tem como objetivo informar e orientar professores de Educação Física na utilização em sala de aula. Conclusão: Os esforços desta pesquisa tiveram como foco a utilização da tecnologia de jogos digitais com a captura de movimentos pertinentes às práticas corporais visando a inclusão da nova geração de alunos na educação física. Sendo aplicada como modelo já retornou resultados satisfatórios no que tange o retorno de alguns alunos às atividades físicas de forma motivadora.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.