A GAMIFICAÇÃO COMO POTENCIAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Diego Caldas Dias Mello
  • Wellington Ávila
  • Marcos Antonio Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/876

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino à Distância, Gamificação, Jogos Digitais, Plataforma Digital

Resumo

Introdução: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e validação de uma plataforma online sobre a utilização da gamificação na disciplina de educação física. A pesquisa foi motivada pela questão de que as aulas de educação física raramente utilizam tecnologias digitais se comparadas com outras disciplinas, permanecendo no mesmo perfil de décadas anteriores. Objetivo: Uma das causas do desinteresse dos estudantes da nova geração por atividades físicas pode estar ligada ao fato da imersão desses adolescentes no mundo digital, sendo a responsável pelo aumento do sedentarismo. Material e métodos: Foram realizados estudos com o intuito de desenvolver uma plataforma digital que seja um guia para os professores de educação física que desejarem aderir a tecnologia de games aplicada na educação à distância, buscando atender os estudantes. O desenvolvimento da plataforma foi baseado nas pesquisas qualitativas com professores da área visando atender o mais próximo das necessidades, bem como a adequação do produto. O desenvolvimento da plataforma foi por meio do emprego da metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA). O desenvolvimento da plataforma focou na maximização de sua usabilidade e acessibilidade, proporcionando a maior variedade de utilizadores. Resultados: O projeto resultou em uma plataforma online que apresenta notícias, casos de aplicações da gamificação na educação e saúde, em um conteúdo educacional sobre games que tem como objetivo informar e orientar professores de Educação Física na utilização em sala de aula. Conclusão: Os esforços desta pesquisa tiveram como foco a utilização da tecnologia de jogos digitais com a captura de movimentos pertinentes às práticas corporais visando a inclusão da nova geração de alunos na educação física. Sendo aplicada como modelo já retornou resultados satisfatórios no que tange o retorno de alguns alunos às atividades físicas de forma motivadora.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Mello, D. C. D. ., Ávila, W., & Silva, M. A. (2021). A GAMIFICAÇÃO COMO POTENCIAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA . Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 32. https://doi.org/10.51189/rema/876

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line

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