OS IMPACTOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/875Palavras-chave:
Adaptações de Ensino, EaD, Ensino à Distância, Formação de professores, Sociedade Contemporânea.Resumo
Introdução: Este trabalho visa discutir os impactos do ensino à distância diante do cenário da Covid-19, tendo como base alguns aspectos históricos semelhantes à atual conjuntura, mas ausente da tecnologia digital aplicada à educação. Em 2020 o mundo foi impulsionado a se reinventar nesse aspecto. As instituições de ensino tiveram que se adaptar para que os alunos não ficassem sem conteúdo na pandemia. Objetivo: O objetivo da pesquisa é desenvolver um olhar crítico à luz do modelo de ensino passado e no novo modelo proporcionado pela Educação à Distância diante dos desafios impostos à sociedade pelo isolamento social oriundo da Covid-19. Material e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura pertinente aos estudos de linguagens e interatividades na educação a distância, visando reforçar a ideia do objeto alvo desta pesquisa por meio das reflexões em relação ao comparativo do passado e presente. Resultados: Foi constatado que a internet potencializou os métodos atinentes à educação tendo como maior produto de inovação da área o Ensino à Distância (EaD) que conseguiu recuperar o aprendizado perdido inicialmente devido a pandemia, mas jamais comparado ao ocorrido por exemplo em 1918 com a gripe espanhola, que no Brasil foi assinado na época por Delfim Moreira um decreto de aprovação automática, ausente de reposição das aulas. Conclusão: Concluiu-se que apesar de alguns registros informarem que a educação a distância iniciou-se em 1928, através das cartas, nada se compara com a aplicação da modalidade do EaD no que tange a obtenção de conhecimento nos tempos modernos. As aulas online tanto para a Educação Básica ou Superior foram mais eficazes para os estudantes considerados nativos digitais, mas não satisfatória para os alunos com dificuldades cognitivas ou atraso acadêmico, tendo a urgência na formação de profissionais, visando o maior aproveitamento de atividades para a modalidade de EaD.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.