EDUCAR NA ERA DIGITAL: AS NOVAS TECNOLOGIAS PERMEANDO O ‘FAZER PEDAGÓGICO’ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/878Palavras-chave:
Educação Infantil, Era Digital, Fazer Pedagógico, Novas TecnologiasResumo
Introdução: O Censo Escolar 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), registrou que as matrículas na educação infantil crescem 12,6% nos últimos cinco anos, impulsionado pelas matrículas em creches, com 167.800 registros a mais do que no ano anterior, uma variação de 4,7%. É importante respeitar as especificidades da criança dessa faixa etária, considerando suas particularidades. Construir propostas integradoras, pautadas nas brincadeiras e na interação, é condição necessária à promoção de processos de Alfabetização Científica. Compreende-se que a aproximação entre a cultura da criança e a científica pode ocorrer a qualquer momento de seu desenvolvimento. Objetivo: A presente pesquisa objetivou analisar o processo de educar na Era Digital, a partir da utilização de novas tecnologias permeando o ‘fazer pedagógico’ na Educação Infantil. Material e métodos: O trabalho pautou-se em pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujas informações foram obtidas por meio de pesquisa bibliográfica, utilizada para retratar conceitos relacionados ao ato educativo, à criança, à infância, entre outros aspectos, ligados à realidade infantil ao longo da história. Como objeto de estudo foi feito uma análise do livro Reorientação Curricular na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Prefeitura de Osasco-SP). Resultados: De acordo com a temática contextualizada foi apontada que a tecnologia promove um diálogo permanente entre a criança e o mundo e que unir ludicidade a diferentes e múltiplos contextos midiáticos possibilitam às crianças condições cada vez mais inovadoras e diversificadas de aprendizagem. Revelou-se ainda, que as atividades desenvolvidas com os recursos midiáticos, favorecem novas oportunidades educativas, porém, integradas num todo, atribuindo e reforçando o seu sentido. Conclusão: Constatou-se que a integração de novos projetos educativos potencializa a inovação de forma de acesso e do desenvolvimento de saberes, considerando as tecnologias digitais não como um objetivo, mas um meio, poderoso, para construção do conhecimento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.