A COMPLEXIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA NO ‘FAZER DOCENTE’
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/880Palavras-chave:
Docente superior, EaD, Ensino a distância, Ensino superior à distânciaResumo
Introdução: A presente pesquisa possui como objetivo analisar o comportamento dos docentes de nível superior atuantes na educação à distância (EaD) no município do Rio de Janeiro no que tange aos reflexos causados pela ciência e tecnologia, analisando o que os motiva em trabalhar na modalidade EaD. Objetivo: O objetivo da pesquisa é a analisar a contribuição da temática no âmbito acadêmico de maneira a proporcionar mais qualidade para o EaD. Material e métodos: Para tanto, os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa qualitativa de caráter exploratório e documental, sendo aplicado um questionário para 18 docentes atuantes no ensino superior à distância no ano de 2020, por meio de amostragem não probabilística com a utilização da plataforma Google Forms. Resultados: Os resultados apontaram que 41% dos docentes responderam que a motivação em trabalhar no EaD objetiva a ampliação do escopo de trabalho, já 19% informaram que atuam na modalidade para contribuição na formação de pessoas em diferentes regiões. Outros 19% apontaram as questões financeiras, sendo uma das maiores motivações para a adaptação. Sobre outras dificuldades no EaD, cerca de 3% responderam que não possuíam dificuldades, já 17% apontaram dificuldades na organização do tempo. Outros 17% responderam que possuíam dificuldades no interagir com os alunos e motivá-los nas atividades. 17% afirmaram que a falta de domínio das ferramentas de ensino a distância prejudica no desempenho, enquanto 12% apontaram a falta de domínio do conteúdo em algumas disciplinas na questão da formação como tutoria. Conclusão: Constatou-se que a modalidade EaD crescerá mais no cenário pós pandêmico tendo em vista que anteriormente da atual conjuntura, as instituições de ensino envidavam esforços para essa mudança, iniciando pela junção do ensino presencial e remoto, compreendido como ensino híbrido. Mas visando a garantia da qualidade do ensino, os aspectos identificados neste estudo precisam ser tratados pontualmente pelas instituições para serem solucionados.
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