EDUCAÇÃO REMOTA: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/868Palavras-chave:
Ensino Remoto, Jovens e Adultos, Direitos e deveresResumo
Introdução: A pesquisa buscou discutir se o ensino remoto facilita o meio de estudo daqueles que não tiveram acesso à escola durante a infância e juventude, uma vez que a educação de jovens e adultos é um direito garantido conforme o artigo 37 da lei de diretrizes e bases de educação nacional (LDB). Resta saber que o ensino a distância é uma modalidade que vem ganhando espaço no Brasil. A proposta da presente pesquisa surgiu através da necessidade de utilizar os recursos tecnológicos como meio de alcançar jovens e adultos de forma a inclui-los na sociedade. Objetivo: Analisar as contribuições do ensino remoto para a educação básica de jovens e adultos (EJA). Material e métodos: A pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma vez que foi necessário utilizar fontes secundárias, baseados em teorias, doutrinas e artigos científicos. Foi utilizado também como técnica de pesquisa entrevistas que foram realizadas com indivíduos de 18 a 60 anos. Resultados: A educação de jovens e adultos de forma remota, torna possível a articulação do trabalho pedagógico bem como o desenvolvimento dos interesses de cada indivíduo, no qual todos devem ter direito ao acesso conforme elenca o artigo 205 da Constituição Federal (CF). Conclusão: Concluiu-se portanto que o ensino remoto possibilita uma maior adesão de jovens e adultos as salas de aulas, fazendo com que o aprendizado não passe despercebido e assim essas pessoas possam retornar a sociedade. Percebeu-se que o ensino a distância, alcança mais pessoas trazendo de volta ao convívio social esses indivíduos que antes sofriam um estigma por não terem concluído os estudos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.