O ENSINO DE GENÉTICA E ANATOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA

Autores

  • Estefane Marciele de Moraes Moreira Instituo Federal do Pará, Itaituba
  • Auricélia Andressa da Silva e Silva
  • Angélica Jéssica do Nascimento Ribeiro
  • Janaína Pinto da Silva
  • Brendson Carlos Brito

Resumo

Introdução: A Biologia, tradicionalmente, tem sido ensinada como um conjunto de fatos, descrição de fenômenos, enunciados e conceitos a decorar, sendo característica predominante desse ensino a passividade física e intelectual dos alunos. O ensino de tópicos de Biologia Celular e Molecular constitui um dos conteúdos do Ensino Médio de Biologia que mais requer a elaboração de material didático de apoio ao conteúdo presente nos livros texto, já que emprega conceitos bastante abstratos e trabalha com aspectos microscópicos. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa e reunir dados estatístico em relação ao conhecimento que os alunos da rede pública possuem a respeito de assuntos nas disciplinas de genética (divisão celular, cromossomos, gene e mutações) e de anatomia humana (sistemas humanos). Material e Métodos: O projeto foi aplicado em escolas da rede pública do município de Itaituba- Pará com alunos do 3º ano do ensino médio, sendo desenvolvido com aplicação de questionários. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa, quantitativa e de campo, onde foram reunidos os dados necessários para fundamentar a pesquisa Resultados: Percebeu-se que o ensino de biologia no ensino médio é visto de maneira complexa por parte dos discentes, pois envolve uma série de conteúdos, onde parte dos alunos sentem dificuldades na compreensão, tornando a aprendizagem menos significativa. Dessa maneira, cabe ao professor utilizar metodologias que permitam o melhor aproveitamento desses conteúdos. Conclusão: Assim, é notório a dificuldade da maioria dos alunos em assimilar os conteúdos de Genética e Anatomia Humana, uma vez que esses assuntos são considerados confusos para os alunos. Para que haja uma melhor aprendizagem é necessário tornar os conteúdos mais atrativos aos discentes.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

de Moraes Moreira, E. M. ., da Silva e Silva, A. A. ., do Nascimento Ribeiro, A. J. ., Pinto da Silva, J., & Brito, B. C. . (2020). O ENSINO DE GENÉTICA E ANATOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 130. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/241