O ENSINO DE GENÉTICA E ANATOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA
Resumo
Introdução: A Biologia, tradicionalmente, tem sido ensinada como um conjunto de fatos, descrição de fenômenos, enunciados e conceitos a decorar, sendo característica predominante desse ensino a passividade física e intelectual dos alunos. O ensino de tópicos de Biologia Celular e Molecular constitui um dos conteúdos do Ensino Médio de Biologia que mais requer a elaboração de material didático de apoio ao conteúdo presente nos livros texto, já que emprega conceitos bastante abstratos e trabalha com aspectos microscópicos. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa e reunir dados estatístico em relação ao conhecimento que os alunos da rede pública possuem a respeito de assuntos nas disciplinas de genética (divisão celular, cromossomos, gene e mutações) e de anatomia humana (sistemas humanos). Material e Métodos: O projeto foi aplicado em escolas da rede pública do município de Itaituba- Pará com alunos do 3º ano do ensino médio, sendo desenvolvido com aplicação de questionários. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa, quantitativa e de campo, onde foram reunidos os dados necessários para fundamentar a pesquisa Resultados: Percebeu-se que o ensino de biologia no ensino médio é visto de maneira complexa por parte dos discentes, pois envolve uma série de conteúdos, onde parte dos alunos sentem dificuldades na compreensão, tornando a aprendizagem menos significativa. Dessa maneira, cabe ao professor utilizar metodologias que permitam o melhor aproveitamento desses conteúdos. Conclusão: Assim, é notório a dificuldade da maioria dos alunos em assimilar os conteúdos de Genética e Anatomia Humana, uma vez que esses assuntos são considerados confusos para os alunos. Para que haja uma melhor aprendizagem é necessário tornar os conteúdos mais atrativos aos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.