DOENÇAS GENÉTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA- PARÁ
Resumo
Introdução: As anomalias congênitas fazem parte de uma das maiores categorias de doenças genéticas, sendo responsáveis por uma proporção significativa de insucessos reprodutivos, malformações congênitas, perturbação no desenvolvimento estrutural, funcional, metabólico e comportamental. Estes defeitos congênitos refletem nas deficiências e síndromes que acometem crianças que necessitam de atendimento educacional especializado nas redes regulares de ensino. Objetivo: Dessa maneira o objetivo deste trabalho foi identificar o quantitativo de alunos que são acometidos e as doenças de origem genética que mais acometem os aluno do ensino fundamental de escolas públicas do município de Itaituba-Pa. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa que utiliza com procedimento do tipo documental, realizando levantamento bibliográfico a partir de literatura específica, bem como, dados das principais doenças genéticas que acometem alunos da rede pública nas escolas do município. Resultados: Foram analisadas 211 matrículas de alunos regularmente matriculados em 8 escolas da área urbana do município. Observou-se que alunos do sexo masculino 124 (58%) são os mais acometidos por doenças genéticas em relação as do sexo feminino 87 (41%). As deficiências com maiores ocorrências foram a deficiência intelectual 64 (30,1%), múltipla 45 (21,2%) e autismo 14 (6,6%) e com menores ocorrências foram a síndrome de Asperger 1 (0,5%), deficiência visual (0,5%) e dislexia (0,5%). A faixa etária predominante foi entre 8 a 15 ano. Conclusão: As escolas públicas se tornam centros de educação que merecem atenção dos gestores do município, afim de identificar problemas e definir prioridades de intervenção, uma vez que os alunos que são atendidos na modalidade de educação especial, precisam de mais atenção e cuidado para melhorar o seu desenvolvimento intelectual na sala de aula.
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