PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO COMO MITIGADOR DOS IMPACTOS NEGATIVOS DA CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO NA POPULAÇÃO AMAZÔNICA
Resumo
Introdução: O mercúrio (Hg) pode se apresentar sob diversas formas, sendo o metilmercúrio (MeHg) a mais tóxica podendo causar danos neurológicos e neuromotores irreversíveis. A região amazônica, especialmente o município de Itaituba-PA, é uma área que sofre intensa contaminação por mercúrio devido ao garimpo de ouro. O Hg atinge os peixes pela dinâmica da teia alimentar, que são consumidos pela população ribeirinha, que os têm como principal fonte de alimentação, gerando bioacumulação e biomagnificação que afeta diretamente o sistema nervoso central (SNC). Objetivo: Realizar uma revisão de literatura acerca das consequências da contaminação por mercúrio, através do consumo de peixe, haja vista que o peixe vem ser a principal fonte de alimentação para população amazônica, e a utilização dos exercícios físicos para mitigar os efeitos sobre o SNC. Material e métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados BVS, Base Nacional no Ministério da Saúde e LILACS (Informação em Saúde da América Latina e Caribe). Foram utilizadas as palavras-chave “Contaminação por mercúrio” e a correspondente em inglês, “Mercury contamination”. Resultados: A contaminação dos peixes ocorre por meio da alimentação, adsorção e respiração branquial. O exercício físico tanto de forma crônica como aguda apresenta efeitos benéficos no SNC. O mecanismo mais provável apontado é o aumento da síntese de miocinas e fatores tróficos estimulados pelo exercício de força e liberados na corrente sanguínea, que o permeiam e nele promovem processos neurotróficos e neuroplasticidade. A literatura aponta que treinamentos periodizados de exercícios de força, para neuropatas com prejuízos musculares, lesão cerebelar que provoca ataxia, sintomas característicos de contaminados por Hg, apresentam elevações significativas na força muscular, diminuição da perda desta capacidade e da resistência, além de parecerem contribuir positivamente nos sintomas neuropsiquiátricos, sendo coadjuvante e eficaz na depressão. Conclusão: Diante disto, observa-se que a prática de exercício físico pode auxiliar como agente mitigador dos impactos negativos da contaminação por mercúrio em Itaituba-PA, ressaltando-se que são necessários estudos envolvendo análises específicas para comprovação dessas informações, para avaliar seus efeitos fisiológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.