METODOLOGIAS DE AUTOAVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ANIMAIS INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS
Resumo
Introdução: Ensinar ciências é propiciar aos alunos situações de aprendizagem nas quais eles poderão construir conhecimentos sobre diferentes fenômenos naturais. É também potencializar a capacidade dos alunos de formular hipóteses, experimentar e raciocinar sobre fatos, conceitos e procedimentos característicos desse campo de saber. A ciência exerce função primordial na construção do saber do aluno a respeito da universalidade que integra os campos do conhecimento, despertando o interesse científico e tecnológico, ajudando o aluno a compreender o ensino e fortalecendo o seu aprendizado. Objetivo: Este projeto buscou aplicar metodologias de auto avaliação e aprendizagem no Ensino de Ciências com a temática de doenças transmitidas por animais invertebrados e vertebrados no currículo do ensino fundamental, utilizando as doenças malária e leptospirose como material de investigação de conhecimento. Material e Métodos: O projeto foi aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Oliveira de Mendonça e foi desenvolvido nas seguintes etapas: aplicação de questionários antes e após a palestra com objetivo de verificar o nivelamento dos alunos acerca da temática, seguido de palestra com o tema abordado e finalizando com jogo didático (baralho de cartas). Os questionários foram aplicados aos discentes do 6º ano. Resultados: Foi observado que atividades lúdicas quando aplicadas de maneira coesa e coerente por intermédio do docente obtém-se resultados significativos na formação do aluno, desta forma proporcionando ao professor caminhos que ampliem o ensino e contribuam para que o aluno tenho um conhecimento aplicado. Conclusão: Compreende-se que aulas expositivas nem sempre transmitem o conhecimento de forma clara para compreensão do educando, o docente faz uso de materiais alternativos conforme sua realidade, optando por aulas práticas, atividades e jogos didáticos, sendo o professor mediador na construção desse conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.