METODOLOGIAS DE AUTOAVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ANIMAIS INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS

Autores

  • Angélica Jéssica do Nascimento Ribeiro Instituto Federal do Pará
  • Auricélia Andressa da Silva e Silva
  • Estefane Marciele de Moraes Moreira
  • Janaína Pinto da Silva
  • Brendson Carlos Brito

Resumo

Introdução: Ensinar ciências é propiciar aos alunos situações de aprendizagem nas quais eles poderão construir conhecimentos sobre diferentes fenômenos naturais. É também potencializar a capacidade dos alunos de formular hipóteses, experimentar e raciocinar sobre fatos, conceitos e procedimentos característicos desse campo de saber. A ciência exerce função primordial na construção do saber do aluno a respeito da universalidade que integra os campos do conhecimento, despertando o interesse científico e tecnológico, ajudando o aluno a compreender o ensino e fortalecendo o seu aprendizado. Objetivo: Este projeto buscou aplicar metodologias de auto avaliação e aprendizagem no Ensino de Ciências com a temática de doenças transmitidas por animais invertebrados e vertebrados no currículo do ensino fundamental, utilizando as doenças malária e leptospirose como material de investigação de conhecimento. Material e Métodos: O projeto foi aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Oliveira de Mendonça e foi desenvolvido nas seguintes etapas: aplicação de questionários antes e após a palestra com objetivo de verificar o nivelamento dos alunos acerca da temática, seguido de palestra com o tema abordado e finalizando com jogo didático (baralho de cartas). Os questionários foram aplicados aos discentes do 6º ano. Resultados: Foi observado que atividades lúdicas quando aplicadas de maneira coesa e coerente por intermédio do docente obtém-se resultados significativos na formação do aluno, desta forma proporcionando ao professor caminhos que ampliem o ensino e contribuam para que o aluno tenho um conhecimento aplicado. Conclusão: Compreende-se que aulas expositivas nem sempre transmitem o conhecimento de forma clara para compreensão do educando, o docente faz uso de materiais alternativos conforme sua realidade, optando por aulas práticas, atividades e jogos didáticos, sendo o professor mediador na construção desse conhecimento.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

do Nascimento Ribeiro, A. J., da Silva e Silva, A. A. ., de Moraes Moreira, E. M. ., Pinto da Silva, J. ., & Brito, B. C. . (2020). METODOLOGIAS DE AUTOAVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ANIMAIS INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 122. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/215