A RELEVÂNCIA DAS DATAS COMEMORATIVAS ECOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Murilo Ferreira Andrade
  • Higor Brendow Portes
  • Mariana Andrade Nunes
  • Apolliane Xavier Moreira Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2356

Palavras-chave:

ECOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Introdução: O Projeto de extensão em Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria, visa o desenvolvimento de novas eco práticas vivenciais na escola de educação infantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), propostas de maneira remota pelos estudantes de graduação. Isto posto, na rede social do projeto no Instagram (@econediufla) os estudantes integrantes do projeto desenvolvem artes e atividades em meio as datas comemorativas atreladas as questões ecológicas, tais como: Dia da Terra, Dia da Água, Dia do Solo, Dia do Meio Ambiente, Dia Internacional da Biodiversidade e Dia da Reciclagem. Objetivo: O objetivo específico é zelar por essa relação entre as datas ecológicas e as artes em conjunto com as atividades vivenciais propostas, sendo dado através da reflexão das crianças e famílias perante a respectiva data comemorada, a reflexão é dada através dos textos publicados junto as legendas dos desenhos feitos pelos integrantes do projeto e, também, pelas atividades vivenciais propostas para as crianças realizarem em sua residência. Material e métodos: Como metodologia, as atividades propostas são esboçadas mediante leituras que convergem com a temática em questão – Educação Ambiental relacionada com a Educação Infantil, atreladas com as datas comemorativas e com os objetivos citados. Com base nesses estudos, foram realizadas experiências ecopedagógicas com crianças matriculadas no Núcleo. Resultados: Os resultados obtidos foram: a participação de mais de 60 crianças de 3 a 5 anos matriculadas no Nedi e crianças externas ao Nedi, denominadas ecoseguidoras; saldos positivos de elogios por parte das famílias das crianças e de todo o corpo docente do Nedi; e em meio a reflexão estimulada através dos desenhos e textos, houve cerca de 500 curtidas e 50 comentários distribuídos em diferentes publicação feitas especificamente para a comemoração de tais datas. Conclusão: O projeto promove a sensibilização das famílias e crianças para questões ligadas à temática ambiental e a introdução de uma eco cultura no âmbito doméstico. Ademais, estimula também a valorização das datas ecológicas que são comemoradas ao decorrer do ano, dado que a escola proporciona as atividades vivenciais e estimula a reflexão da família sobre respeito do tema.

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Andrade, M. F. ., Portes, H. B. ., Nunes, M. A. ., & Santos, A. X. M. D. . (2021). A RELEVÂNCIA DAS DATAS COMEMORATIVAS ECOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 132. https://doi.org/10.51189/rema/2356

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental