A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS POSSÍVEIS NA PANDEMIA

Autores

  • Murilo Ferreira Andrade
  • Apolliane Xavier Moreira Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1293

Palavras-chave:

ECOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Introdução: O projeto “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria” da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas” e tem como objetivo geral desenvolver um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Nedi. Objetivos: Despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis e produzir, juntamente com a comunidade escolar, práticas ecopedagógicas voltadas para a reflexão sobre os recursos naturais; espaços verdes no ambiente doméstico no período pandêmico e conscientização em torno do lixo. Nesse sentido, buscando produzir um trabalho interdisciplinar, o projeto conta com a participação de estudantes da UFLA de diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Educação e Engenharias. Material e métodos: Utiliza a revisão bibliográfica buscando fazer um levantamento dos materiais que tratam do tema da educação ambiental no contexto da educação infantil, encaminhando-se assim, a reflexão e a produção das práticas ecopedagógicas com as crianças e famílias envolvidas nas vivências a partir dos materiais pesquisados. Resultados: A criação de uma página na rede social Instagram, onde foi desenvolvido o perfil @econediufla, com objetivo de divulgar os conteúdos educativos vinculados à temática ambiental produzidos pelo grupo e as práticas ecopedagógicas realizadas no âmbito doméstico com as crianças e famílias participantes. Conclusão: Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis no dia a dia das casas durante a pandemia se faz necessário, tendo em vista o distanciamento de muitas famílias dos ambientes naturais e do contato com os animais. Ademais, desenvolver movimentos educativos que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente nos mais diferentes contextos sociais.

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Andrade, M. F. ., & Santos, A. X. M. D. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS POSSÍVEIS NA PANDEMIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 63. https://doi.org/10.51189/rema/1293

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line