OS FILMES E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O APRENDIZADO

Autores

  • Murilo Ferreira Andrade
  • Isabela Cristina da Silva
  • Mariana Andrade Nunes
  • Victória Silva
  • Apolliane Xavier Moreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3234

Palavras-chave:

ECOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS LÚDICAS

Resumo

Introdução: O Projeto de extensão “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria”, visa o desenvolvimento de novas eco práticas vivenciais na instituição de educação infantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), propostas de maneira remota pelos estudantes de graduação participantes do projeto. Isso posto, em meio ao período pandêmico foi criado o perfil @econediufla na rede social Instagram, onde foi elaborado o momento de indicação de filmes. Objetivos: O objetivo da feitura desse momento foi produzir reflexões sobre a educação ambiental a partir de animações que tratam de temáticas ambientalistas, tais como: exploração de animais e insetos, poluição, desmatamento, dentre outras. Material e métodos: O momento de indicação de filmes foi disposto em 3 etapas, sendo elas: o bolsista voluntário assistiu ao filme e fez um levantamento geral sobre a questão ambiental abordada; elaborou textos breves para a postagem e com linguagem compreensível para as famílias explicando o motivo pelo qual o filme é interessante para a popularização de uma educação com foco na questão ambiental e, por fim, produziu a arte que foi postada no Instagram junto com os storys interativos que continham enquetes com perguntas sobre o filme. Resultados: Os resultados obtidos até agora foram 3 indicações de filmes, sendo eles: “Os Sem Florestas”, “Bee Movie” e “O Espanta Tubarões”. O número total de engajamentos que as três indicações tiveram foram de 852 contas alcançadas e mais de 100 curtidas. Ademais, já foram postados 11 storys com enquetes perguntando sobre o entendimento do filme abordado, que contam com mais de 56 participações. Conclusão: a indicação de filme, traz, de forma geral, a sensibilização por parte das famílias em relação as questões que tratam das problemáticas sobre a degradação do meio ambiente, junto com sua fauna e flora. Somado a isso, ao indicar filmes, estimulamos uma vivência que pode ser prazerosa para a família.

Publicado

2022-03-09

Como Citar

Andrade, M. F. ., Silva, I. C. da ., Nunes, M. A., Silva, V. ., & Santos, A. X. M. dos . (2022). OS FILMES E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O APRENDIZADO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 28. https://doi.org/10.51189/rema/3234

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro On-line de Estudos Ecológicos