A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS POSSÍVEIS NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1293Palavras-chave:
ECOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTILResumo
Introdução: O projeto “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria” da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas” e tem como objetivo geral desenvolver um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Nedi. Objetivos: Despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis e produzir, juntamente com a comunidade escolar, práticas ecopedagógicas voltadas para a reflexão sobre os recursos naturais; espaços verdes no ambiente doméstico no período pandêmico e conscientização em torno do lixo. Nesse sentido, buscando produzir um trabalho interdisciplinar, o projeto conta com a participação de estudantes da UFLA de diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Educação e Engenharias. Material e métodos: Utiliza a revisão bibliográfica buscando fazer um levantamento dos materiais que tratam do tema da educação ambiental no contexto da educação infantil, encaminhando-se assim, a reflexão e a produção das práticas ecopedagógicas com as crianças e famílias envolvidas nas vivências a partir dos materiais pesquisados. Resultados: A criação de uma página na rede social Instagram, onde foi desenvolvido o perfil @econediufla, com objetivo de divulgar os conteúdos educativos vinculados à temática ambiental produzidos pelo grupo e as práticas ecopedagógicas realizadas no âmbito doméstico com as crianças e famílias participantes. Conclusão: Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis no dia a dia das casas durante a pandemia se faz necessário, tendo em vista o distanciamento de muitas famílias dos ambientes naturais e do contato com os animais. Ademais, desenvolver movimentos educativos que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente nos mais diferentes contextos sociais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.