ECOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANDO VÍNCULOS NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Murilo Ferreira Andrade
  • Apolliane Xavier Moreira Dos Santos
  • Victória Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1125

Palavras-chave:

Ecopedagogia, Educação Ambiental, Educação Infantil

Resumo

Introdução: O projeto “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria” da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas” e tem como objetivo geral desenvolver vivências ecopedagógicas, no âmbito da Educação Infantil, com crianças de três a cinco anos matriculadas no Nedi. Objetivo: Como objetivos específicos, o projeto almeja sensibilizar famílias em relação à temática ambiental, no período pandêmico. Por essa via, vem produzindo, de modo orientado, práticas ecopedagógicas junto com as famílias e suas crianças no meio domiciliar. Material e métodos: Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, a partir do levantamento de dados obtidos por meio da revisão bibliográfica de trabalhos científicos que tratam da educação ambiental e da Educação Infantil. Nesse sentido, as vivências foram elaboradas tendo como base as pesquisas relativas ao campo de análise. Resultados: Os resultados obtidos foram: a criação de um perfil na rede social Instagram, na qual foi desenvolvido o perfil @econediufla, a fim de popularizar conteúdos eco educativos e científicos produzidos pelo grupo de bolsistas de extensão e voluntários. Foram desenvolvidas vivências ecopedagógicas que alcançaram, para além das crianças de famílias do Nedi, crianças de famílias seguidoras do perfil. Conclusão: O projeto promove a sensibilização das famílias e crianças para questões ligadas à temática ambiental e a introdução de uma eco cultura no âmbito doméstico. Os envolvidos na proposta participam de ações práticas organizadas e desenvolvidas de modo orientado pelos integrantes do projeto. Nessa perspectiva, o projeto estimula práticas socioambientais dentro da residência das famílias participantes, tendo em vista o distanciamento social necessário durante a pandemia.

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Andrade , M. F., Dos Santos, A. X. M., & Silva, V. (2021). ECOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANDO VÍNCULOS NA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 49. https://doi.org/10.51189/rema/1125

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line