ECOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANDO VÍNCULOS NA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1125Palavras-chave:
Ecopedagogia, Educação Ambiental, Educação InfantilResumo
Introdução: O projeto “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria” da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas” e tem como objetivo geral desenvolver vivências ecopedagógicas, no âmbito da Educação Infantil, com crianças de três a cinco anos matriculadas no Nedi. Objetivo: Como objetivos específicos, o projeto almeja sensibilizar famílias em relação à temática ambiental, no período pandêmico. Por essa via, vem produzindo, de modo orientado, práticas ecopedagógicas junto com as famílias e suas crianças no meio domiciliar. Material e métodos: Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, a partir do levantamento de dados obtidos por meio da revisão bibliográfica de trabalhos científicos que tratam da educação ambiental e da Educação Infantil. Nesse sentido, as vivências foram elaboradas tendo como base as pesquisas relativas ao campo de análise. Resultados: Os resultados obtidos foram: a criação de um perfil na rede social Instagram, na qual foi desenvolvido o perfil @econediufla, a fim de popularizar conteúdos eco educativos e científicos produzidos pelo grupo de bolsistas de extensão e voluntários. Foram desenvolvidas vivências ecopedagógicas que alcançaram, para além das crianças de famílias do Nedi, crianças de famílias seguidoras do perfil. Conclusão: O projeto promove a sensibilização das famílias e crianças para questões ligadas à temática ambiental e a introdução de uma eco cultura no âmbito doméstico. Os envolvidos na proposta participam de ações práticas organizadas e desenvolvidas de modo orientado pelos integrantes do projeto. Nessa perspectiva, o projeto estimula práticas socioambientais dentro da residência das famílias participantes, tendo em vista o distanciamento social necessário durante a pandemia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.