ESTRATÉGIA DE CUIDADO INTERPROFISSIONAL AO PÚBLICO INFANTOJUVENIL NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL.
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2813Palavras-chave:
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE, INTERPROFISSIONALIDADEResumo
Introdução: A abordagem psicossocial de sofrimentos mentais, emocionais e afetivos se coloca como uma das principais estratégias que aproxima o modelo assistencial recomendado pela reforma psiquiátrica. Assim, os profissionais que atuam na política de saúde mental devem exercer uma prática profissional ética e de qualidade. Objetivo: Relatar a experiência de atendimento interprofissional ao público infantojuvenil desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial Damião Ximenes Lopes em Sobral – Ce. Material e métodos: Relato de Experiência a partir da criação de uma estratégia de cuidado às crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade psicossocial. Resultados: Foi um grande desafio durante o período pandêmico da Covid -19. Compreendendo que na atual conjuntura devido as restrições sanitárias, tornou-se necessário o desenvolvimento de uma estratégia de cuidado onde pudesse ser desenvolvido com a finalidade de atenção de qualidade. Assim, a interprofissionalidade foi eleita como a estratégia principal para nos aproximarmos da compreensão das dificuldades que podem produzir sintomas, comportamentos, alterações de humor, dificuldades na aquisição da fala, dificuldades de aprendizagem, o resgate histórico destes sintomas, sofrimentos psíquicos e problemas afetivos. Durante os atendimentos eram ofertados cuidado a partir da necessidade de cada usuário e de seu Projeto Terapêutico Singular, contávamos com as seguintes categorias profissionais; serviço social, psicologia, educação física e psiquiatria. Sendo assim, a partir da abordagem da clínica ampliada e “desmedicalizante” de alguma forma reafirma o cuidado preconizado pela reforma psiquiátrica. Conclusão: A partir da interprofissionalidade foi possível realizar um cuidado de qualidade às crianças e adolescentes, onde cada profissional através prática colaborativa de processo de integração de saberes.
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