Introdução: O contato entre pessoas é essencial para uma boa manutenção da saúde mental e um melhor convívio social, isso se dá pela interação entre os amigos, familiares, colegas de faculdade e de trabalho. Essa interação auxilia no bem-estar psíquico e social, pois relacionar-se com o meio, é uma necessidade básica humana. Logo, com o distanciamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, diversos transtornos psicossocias foram instalados na vida das pessoas, em especial dos estudantes de enfermagem, visto que estes serão os futuros profissionais da linha de frente. Objetivo: Relatar de forma breve, a importância do convívio social para o bem-estar da população, dos graduandos do curso de enfermagem e os impactos causados pelo isolamento, devido a pandemia do COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, sobre as alterações psicossociais causadas na população e nos graduandos de enfermagem, devido ao colapso no sistema de saúde no país e no mundo, consequência da pandemia do COVID-19. Resultados: Com o isolamento social, resultado da pandemia, mudanças foram adotadas no estilo de vida, impactando a população, em especial os estudantes, que foram submetidos a um novo modo de viver, pensar, estudar e de se relacionar com outras pessoas. Essa adaptação tomou conta dos sentimentos e emoções dos mesmos, visto que a ansiedade, a depressão, o medo e a insegurança instalaram-se devido ao choque causado pelo isolamento. Além disso, dificuldades como o acesso a internet e estabilidade financeira, também levaram a esses estressores. Conclusão: Ademais, mesmo com essas dificuldades enfrentadas pela população e pelo os estudantes, os mesmos encontraram formas de adaptar-se ao novo estilo de vida, com a finalidade de superar os desafios causados pela pandemia do COVID-19.
Publicado
2021-11-25
Como Citar
Gomes, L. F. do N. ., Sena, C. P. ., Encarnação, G. P. D. ., Menezes, J. L. S. D. ., & Lima, J. L. D. (2021). ALTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 78. https://doi.org/10.51161/rems/2510