A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ADOÇÃO DE UM PROJETO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PROFISSIONAL MONTE CARMELO NA CIDADE DE CAJAZEIRAS- PB.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2694Palavras-chave:
AMBIENTE EDUCACIONAL, PROJETO, PRÁTICAS SUSTENTÁVEISResumo
Introdução: O ambiente educacional é um dos espaços privilegiados da transmissão de conhecimentos cujo qual se configura como incentivador imponente de práticas e valores duradouros. Neste sentido, implantar práticas sustentáveis nesses ambientes estimula novas percepções e inter-relações que permitem um olhar de respeito voltado ao cuidado do meio ambiente. Objetivo: Despertar na comunidade escolar uma consciência de cuidado com o meio ambiente e diminuir o impacto ambiental negativo no espaço educacional e consequentemente na sociedade. Material e Métodos: Para alcançar o resultado foi utilizada a revisão de pesquisas bibliográficas, as quais direcionaram a elaboração do projeto, o mesmo é denominado Ecoar Sustentabilidade e aborda quatro dimensões: 1. Formações para gestores, professores e demais funcionários da escola; 2. Encontro com os pais dos alunos; 3. Palestras para os alunos para falar sobre o projeto; 4. Orientações gerais para o início da implantação das práticas sustentáveis no ambiente educacional. Resultado: A pesquisa foi fundamental para a elaboração do projeto e deixou claro que é cada vez mais importante a inserção da educação ambiental nos espaços educacionais através de práticas que busquem conscientizar toda comunidade escolar num movimento educativo ambiental. Conclusão: Este projeto quer contribuir na busca de um despertar sustentável no ambiente educacional, proporcionando assim a consciência de novos hábitos e o compromisso que cada um deve ter com o cuidado de nossa casa comum, é tempo de construir novos caminhos, incentivar novos comportamentos que gerem práticas significativas e duradouras. O ambiente escolar, nesse contexto, muito tem a colaborar, pois tem a enorme capacidade de transpor barreiras e provocar novas formas de se relacionar para um melhor direcionamento no processo de maturação e execução doutros hábitos perante um árduo desafio educativo em prol da sustentabilidade, fortalecendo assim uma verdadeira cultura do cuidado do meio ambiente.
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