ECOLOGIA INTEGRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE SEUS ATUAIS DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2059Palavras-chave:
BEM COMUM, DESAFIOS, ECOLOGIA, SOCIEDADEResumo
Introdução: As rápidas mudanças do último século resultaram em muitos problemas ambientais, sociais e econômicos, tal desequilíbrio provém de um modelo insustentável dos sistemas de produção e consumo evidenciando que a tecnologia vem exigindo cada vez mais exploração do espaço e dos recursos naturais disponíveis. Objetivo: Analisar e descrever desafios atuais que impedem o fortalecimento de uma ecologia integral. Material e Métodos: Para alcançar o resultado foi utilizada a revisão de pesquisas bibliográficas que direcionaram o estudo para o levantamento de questões altamente relevantes e preocupantes diante do contexto atual da sociedade. Desafios tais como a contínua aceleração das mudanças na humanidade e no planeta x lentidão da vida biológica, que tem causado um desequilíbrio no processo de transformação da sociedade; a ocorrência de poluição acidental por eventos não previstos, exemplos disso são os recentes casos de tragédia ambiental em Brumadinho e Mariana – MG, ocasionando perdas não somente de vidas mas também da biodiversidade local; outro desafio é modelo de desenvolvimento baseado na lógica consumista que tem acarretado graves ameaças ao planeta e colocado em evidência situações de maior injustiça e exclusão social, como também afastando a humanidade de seu compromisso da construção do bem comum; e a crescente exploração descontrolada da natureza causando danos irreparáveis a toda espécie de vida do planeta, tal cenário vem ganhando proporções desmedidas provocando transformações jamais vistas nem sentidas na história. Resultados: A pesquisa tornou clara e mais evidente os atuais desafios para alcançar a ecologia integral, pois os desafios impostos à sociedade atual, com relação à preservação do meio ambiente, exigem que ocorra uma mudança radical no comportamento humano, de modo que as necessidades de todos sejam satisfeitas usando para isto recursos de modo sustentável. Conclusão: Corresponder aos anseios na busca de um futuro melhor para as gerações futuras e atuar como protagonistas ante a um sistema que prega o lucro, acima de toda e qualquer forma de vida, deve ser a meta compartilhada e assumida por todos os indivíduos na busca da preservação de um ambiente sadio.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.