MONITORIA ON-LINE: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL
Palavras-chave:
COVID-19, Educação a Distância, EnfermagemResumo
Introdução: Devido a pandemia de COVID-19, foi instituído o isolamento social no país. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), adotou o Período Suplementar Emergencial (PSE) e a monitoria on-line também foi implantada, sendo uma intervenção pedagógica útil para obtenção de aprendizagem de forma remota. Objetivo: Relatar a experiência nas atividades de monitoria da disciplina de História e Introdução a Enfermagem durante o PSE. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência de três alunas acerca da vivência em 2020 no programa de monitoria durante o PSE da UFTM. As alunas foram selecionadas por meio de prova escrita e avaliação de notas, dedicando 12 horassemanais as atividades de monitoria, no formato remoto: As atividades envolvem auxílio aos discentes na resolução de exercícios, elaboração de trabalhos, e esclarecimento de dúvidas; acompanhamento de atividades teóricas, utilizando de WhatsApp, E-mail e Google Meet. Todas as atividades geram mensalmente um relatório com atividades desenvolvidas e as ações executadas na monitoria durante o PSE. Resultados: Dentre as atividades das monitoras semanalmente, há auxílio no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, criação de formulários on-line, busca de depoimentos de profissionais de excelência na área que contribuem para o aprendizado dos alunos e monitores, estímulo ao estudo da história da enfermagem e ao comprometimento com as atividades propostas pela docente/orientadora. Conclusão: A oferta de monitoria na categoria remota é algo novo, e despertou um receio no início pela falta do contato físico. Percebeu-se, porém, que a tecnologia tem possibilitado maior proximidade entre monitores e discentes, pois flexibiliza os horários, amplia habilidades de comunicação e incentiva a docência, além de desenvolver aptidões orais e de apresentação.
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