PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CONTINUADA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cinthia Lorena Silva Barbosa Teixeira
  • Maria Paula Custódio Silva
  • Rosana Huppes Enge
  • Thaís Santos Guerra Stacciarini
  • Divanice Contim

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Educação continuada, Coronavírus, Vírus SARS

Resumo

Introdução: As instituições de saúde estão enfrentando um novo cenário sobre medidas de segurança voltadas aos profissionais envolvidos nos cuidados à população, frente à pandemia causada pelo surto da doença ocasionada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, denominada COVID-19. Dentre as medidas, destaca-se a educação continuada, que visa a transformação das práticas em saúde, por meio de atividades educativas. Objetivo: Descrever a experiência de um programa de educação continuada para integração dos profissionais de enfermagem recém contratados para o atendimento de paciente confirmado ou com suspeita de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência sobre o programa de educação continuada para procedimentos técnicos no atendimento prestado ao paciente confirmado ou com suspeita de COVID-19 em um hospital de ensino de Minas Gerais. A população foram enfermeiros e técnicos de enfermagem, ingressos por meio de processo seletivo emergencial promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Os temas do programa de educação continuada foram: manejo epidemiológico; intubação traqueal; parada cardiorrespiratória; pronação; desmame ventilatório e extubação traqueal; cuidados do corpo após o óbito; limpeza e organização da unidade e uso racional de insumos. A estratégia utilizada foi a metodologia ativa, com atividades à distância e presenciais. O conteúdo teórico foi oferecido de modo virtual. Posteriormente, os ingressos aplicaram seus conhecimentos teóricos e aperfeiçoaram suas habilidades em cenários simulados. Resultados: Foram preparados 82 técnicos de enfermagem e 34 enfermeiros, totalizando 116 profissionais. A estratégia de aulas à distância favoreceu um contato antecipado com as padronizações institucionais com intuito de minimizar o tempo de integração com aulas teóricas. Foram adotadas medidas de segurança para todos os envolvidos como: uso de máscara cirúrgica e distanciamento de 1,5 metros. Conclusão: O programa possibilitou capacitar a equipe, com vistas ao desenvolvimento para práticas seguras na tríade trabalhador/paciente/comunidade. As lições aprendidas foram os ganhos com o método de metodologia ativa para atingir proposições institucionais.

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Teixeira, . C. L. S. B., Silva, . M. P. C., Enge, R. H., Stacciarini, T. S. G., & Contim, D. (2020). PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CONTINUADA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(4), 40. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/587