PREPARO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR MEIO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

  • Nylze Helena Guillarducci Rocha
  • Flávia da Veiga Ued
  • Thais Santos Guerra Stacciarini
  • Rosana Huppes Engel
  • Divanice Contim

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Infecções por coronavírus, Treinamento por simulação

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 gerou fortes impactos nos sistemas de saúde em todo o mundo, alterando significativamente os processos de trabalho nesse contexto, em que ações de enfrentamento deveriam ser desenvolvidas para amparar profissionais de saúde e toda a população. A Educação Permanente em Saúde foi uma das alternativas seguras na qualificação desses profissionais inseridos no cenário da pandemia. Objetivo: Descrever a preparação da equipe de enfermagem no enfrentamento da COVID-19 por meio de conteúdos simulados. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, realizada junto ao Serviço de Educação em Enfermagem de um hospital de ensino. A população foi constituída por técnicos de enfermagem e enfermeiros que participaram do programa de educação permanente. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, a amostragem ocorreu pela técnica de saturação dos dados, entre os meses de julho e agosto de 2020. Resultados: Foram entrevistados seis enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. A partir da análise das transcrições das entrevistas, emergiram duas categorias: “Implicações da educação em enfermagem no enfretamento sobre a COVID-19”, versando a pertinência dos temas apreendidos na educação permanente da instituição sobre a COVID-19, que em curto prazo proporcionou melhorias no desempenho da equipe de enfermagem quanto a segurança na assistência. A segunda categoria: “O uso de tecnologias educacionais no cotidiano da equipe de enfermagem no cuidado à pessoa com COVID-19”, identificou que meios de aquisição do conhecimento sobre a COVID-19 podem ser realizados através de conteúdos simulados, o que possibilita melhorias na qualidade dos serviços, na eficácia, efetividade e segurança do cuidado, contribuindo na solução de problemas e tomadas de decisões. Conclusão: A estratégia de educação permanente por meio de conteúdos simulados contribuiu para sustentação de medidas relacionadas a práticas seguras para a tríade trabalhador/paciente/comunidade relacionada a COVID-19.

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Rocha, . N. H. G., Ued, F. da V., Stacciarini, . T. S. G., Engel, R. H., & Contim, D. (2020). PREPARO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM POR MEIO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(4), 39. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/586

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