PRÁTICA DE ENFERMAGEM NA DISCIPLINA PROCESSO DO CUIDAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Enfermagem, Prática de Enfermagem, Unidade HospitalarResumo
Introdução: A disciplina de Processo do Cuidar integra a grade curricular do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, da cidade de Senhor do Bonfim/BA. É uma disciplina obrigatória, sendo pré-requisito para as demais ao longo do curso. A princípio a disciplina é apresentada pelos docentes de forma teórica, para que posteriormente, os discentes sejam inseridos no serviço de saúde vinculado à universidade, onde ocorre o primeiro contato com a prática em enfermagem. Objetivos: Relatar a vivência prática de discentes do curso de Enfermagem na disciplina de Processo do Cuidar. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a disciplina de Processo do Cuidar com ênfase nas práticas desenvolvidas no Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM), durante o terceiro semestre do curso de Enfermagem. Resultados: Durante a prática das atividades obrigatórias da disciplina, contribuímos na biossegurança e controle de infecções relacionada à assistência em saúde, bem como a antissepsia, desinfecção e esterilização, identificação das áreas críticas, semicríticas e não críticas da unidade, manuseamos materiais e realizamos rotineiramente a higienização das mãos. A respeito dos pacientes, checamos prontuários e registros, avaliamos sinais vitais e medidas antropométricas, realizamos exames físicos, efetuamos procedimentos, além do preparo e cuidado de enfermagem na administração de medicamentos. Proporcionamos a higienização e o conforto, ofertamos o cuidado de enfermagem frente às necessidades nutricionais (cateterismo nasogástrico, cateterismo nasoenteral, lavagem gástrica e gavagem), e os cuidados de enfermagem ao paciente com lesão cutânea, dentre tantas outras atividades que contemplem a disciplina de processo do cuidar. Conclusão: Os procedimentos, atividades, intervenções, discussões de casos da disciplina, propõe aos alunos uma oportunidade de compreender e refletir a complexidade do processo de tomada de decisão em saúde e também exercitar a capacidade crítica-argumentativa em situações-problema reais e cotidianas do campo da saúde.
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