ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) NA ASSISTÊNCIA MATERNO-INFANTIL

CONCEPÇÃO A PARTIR DOS EIXOS DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN)

Autores

  • Carla Gravel da Costa Osta Centro Estadual de Atenção Secundária (CEAE) - Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais
  • Christiano Augusto Bicalho Canêdo Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
  • Cláudio Rogério Matias de Oliveira Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
  • Joice Souza Maciel Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
  • Flávia Fialho Campos Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
  • Vilma Aparecida Ferraz Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
  • Fabiane Aparecida Ribeiro de Carvalho Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
  • Júlia dos Santos Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
  • Marcela Cunha Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SESMG / Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3403

Palavras-chave:

Antropometria, Criança, Vigilância nutricional

Resumo

Introdução: O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um valioso instrumento de apoio às ações de promoção da saúde que o Ministério da Saúde oferece aos profissionais da área e aos gestores do Sistema Único de Saúde, visando a aumentar a qualidade da assistência à população. Objetivo: Elaborar um Procedimento Operacional Padrão (POP) para um centro referencial da Atenção Secundária em Saúde favorecendo a qualidade no atendimento e efetivação do fluxo nutricional infantil. Material e Métodos: Trata-se de um estudo metodológico voltado para a inquirição de novos métodos e procedimentos para avaliação e padronização do atendimento nutricional infantil. O período de execução correspondeu aos meses de janeiro a abril de 2022, sendo realizado em quatro (4) etapas: Primeira etapa: revisão dos POP’s disponíveis na instituição, síntese e arte através das etapas de avaliação, eixo temático e organização dos critérios. Segunda etapa: busca pelo referencial metodológico. Terceira etapa: elaboração do manual. Quarta etapa: revisão, verificação, aprovação e validação. Resultados: Obteve-se a elaboração de três (3) principais POPs inerentes a formulários, ferramentas, manuais, índices e parâmetros de avaliação nutricional de crianças de 0 a 11 anos de idade possibilitando organizar, padronizar e sistematizar o fluxo de atendimento infantil através da contribuição da abordagem de uma alternativa de trabalho que vai além do atendimento ao usuário. Conclusão: A proposta de implantação do POP baseada nos eixos da avaliação do SISVAN tornase uma importante estratégia na promoção da saúde materno-infantil além de constituir subsídio na potencialização de uma assistência pautada nos princípios da integralização desta atenção.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

Gravel da Costa Osta, C., Canêdo, C. A. B. ., Oliveira, C. R. M. de ., Maciel, J. S., Campos, F. F. ., Ferraz, V. A. ., Carvalho, F. A. R. de ., Santos, J. dos ., & Cunha, M. . (2022). ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) NA ASSISTÊNCIA MATERNO-INFANTIL: CONCEPÇÃO A PARTIR DOS EIXOS DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN). Revista Multidisciplinar Em Saúde. https://doi.org/10.51161/rems/3403

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.