DESAFIOS DA GESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO GABINETE DE CRISE HOSPITALAR NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM UM HOSPITAL DE CAMPANHA NO AMAZONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2967Palavras-chave:
GESTÃO ESTRATÉGICA, GABINETE DE CRISE HOSPITALAR, COVID-19, PANDEMIA, EQUIPE MULTIPROFISSIONALResumo
Introdução: A pandemia da COVID-19 impactou profundamente os sistemas de saúde de inúmeros países. No Brasil, o Estado do Amazonas foi um dos estados mais afetados, e o modelo de hospital de campanha foi uma das estratégias implementadas a fim de se reduzir a sobrecarga sobre o sistema de saúde do estado. Objetivo: Relatar ações desenvolvidas pelo Gabinete de Crise Hospitalar para atuação dos profissionais em casos de enfrentamento do covid-19 em um Hospital de Campanha no Amazonas de fevereiro à julho de 2021. Material e métodos: Pesquisa quantitativo de método descritivo. O Gabinete de Crise do Hospital de Campanha junto à gestão da unidade buscou ofertar o máximo em qualidade da assistência e segurança do paciente priorizando as ações de trabalho com equipe multiprofissional, a educação permanente e o atendimento humanizado. Resultados: No período de fevereiro à julho de 2021, foram admitidos 825 pacientes com síndrome respiratória aguda grave em leitos de média e alta complexidade. Foram ofertados 122 leitos, assim criou-se Gabinete de Crise Hospitalar para desenvolver ações para melhorar assistência direta ou indireta do paciente, através de reuniões com equipe multiprofissional diárias, semanais para obter resultados gerando protocolos, Procedimento Operacional Padrão, fluxos de atendimento, dentre outros chegando nos resultados esperados na execução do serviço através de gestão estratégica em monitoramento e controle dos serviços estabelecidos. A interação de equipe de médicos assistenciais, direção geral, diretor clínico, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros assistenciais e coordenadores, nutricionistas, gestão administrativa e gestora do hospital além do corpo de enfermagem envolveram-se no em ações para a resultado da eficácia do tratamento do paciente, através de educação, assistência e tomada de decisão. Conclusões: Consideram-se o Comitê de crise Hospitalar realiza ações em caráter emergencial através de gestão estratégica levando o envolvimento da equipe multidisciplinar auxiliando no cuidado do paciente, é possível ofertar ações para dar assistência em saúde com qualidade, segurança e humanização.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br