RELATO DE EXPERIENCIA: UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO NORTEADOR POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE A CONSULTA GINECOLÓGICA.

Autores

  • Katry de Carvalho Lopes
  • Classione Klein de Almeida Tevenzoli
  • Cleidiane da Silva Souza
  • Pablison Nogueira Lopes
  • Walas Bruno Pereira Boone
  • Jessíca Reco Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2877

Palavras-chave:

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, SAÚDE DA MULHER, ENSINO

Resumo

Introdução: A consulta de enfermagem ginecológica utilizando o Processo de Enfermagem desenvolve atividades que visam melhorar a qualidade de vida e preparar a mulher para o autocuidado. Muitas vezes o acadêmico de enfermagem tem dificuldade na condução da consulta de enfermagem voltada a saúde da mulher, de maneira abrangente integral e holística, contemplando os diversos aspectos da saúde da mulher. Objetivo: Evidenciar a experiência de acadêmicos com o uso de um instrumento norteador para a coleta de dados na consulta ginecológica. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência, descritivo, realizado por acadêmicos de enfermagem do último ano, que se encontram em estágio supervisionado na atenção básica no interior do estado de Rondônia. Resultado: Por meio de um estudo bibliográfico construiu-se um instrumento de coleta de dados (roteiro) acerca da consulta de saúde da mulher. O roteiro contempla perguntas sobre: histórico sexual e obstétrico, histórico pregresso, histórico social, histórico familiar, histórico vacinal; além disso, engloba sinais e sintomas ginecológicos. O instrumento é aplicado no intuito de guiar a consulta de enfermagem durante a coleta para exame citopatológico do colo uterino (Papanicolau). A utilização do instrumento proporcionou um direcionamento e segurança ao acadêmico durante a consulta, ademais, ele aprimora o atendimento e comunicação com a usuária, oferecendo um serviço integral e humanizado.  Conclusão: Tonou-se notório que a utilização de um roteiro se faz necessário para a sistematização da consulta de enfermagem, e a inclusão deste durante a graduação familiariza o discente com os processos de enfermagem. Sendo essencial articular estratégias e instrumentos que viabilizem um caminho para uma assistência integral e qualificada.

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Lopes, K. de C. ., Tevenzoli, C. K. de A. ., Souza, C. da S. ., Lopes, P. N. ., Boone, W. B. P. ., & Cruz, J. R. . (2021). RELATO DE EXPERIENCIA: UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO NORTEADOR POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE A CONSULTA GINECOLÓGICA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 117. https://doi.org/10.51161/rems/2877

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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